Fotos: Divulgação

A partir de amanhã, terça e até dia 25 de abril, o público poderá visitar o local o ter um olhar diferenciado a respeito das conchas encontradas a beira-mar

Pinturas que retratam o lado côncavo de conchas do mar, mostrando, em suas formas, cores, linhas, reentrâncias e cavidades, que elas também são belas, serão encontradas na exposição “Côncavos”, de Lúcia Quintiliano, que estará aberta à visitação de 02/4 a 25/4, no Espaço Cultural da Universidade Santa Cecília (Unisanta).

A artista traz ao público, segundo a organizadora e artista plástica Márcia Santtos, “ um olhar poético sobre as conchas desprezadas pelos caminhantes à beira mar, mas que, em algumas cracas,  se alojam muitas vezes  pequeninos caranguejos, que fazem das conchas suas moradas”.

Além de apresentar ao público as pinturas realizadas a partir deste olhar diferenciado, a artista transforma sua mostra em uma ação participativa e colaborativa com o visitante. Nessa ação, o visitante é convidado a colar pequeninos caranguejos em forma de adesivos no espaço expositivo. Tornando-se uma mostra interativa, o visitante ajuda a completar as obras em seus espaços vazios entre as pinturas e o chão.

Oficinas: dias 6 e 13/4

Outra forma de interatividade são as oficinas de costuras, que têm como objetivo confeccionar os caranguejos na forma tridimensional, usando feltro e plumante. Após a confecção, o visitante poderá levá-lo para casa, se desejar, porém, a artista solicita que fotos sejam enviadas, por e-mail ou redes sociais, dos caranguejos nos lares em que os alojam. As oficinas acontecerão em dois sábados, nos dias 6 e 13/04, das 14h às 17h no Espaço Cultural Unisanta.

A proposta da mostra interativa faz parte do projeto Invasão (2013/19), que desenvolve ações participativas/colaborativas. Em texto, a docente Marcia Santtos ressalta que nessa proposta da exposição se cria vínculos inter-relacionais. “Ao se ter o objeto estético (caranguejo) como mediador das relações inter-humanas, podemos criar vínculos inter-relacionais”.

Exposição “Côncavos”, de Lúcia Quintiliano

Abertura dia 02 de abril, às 19 horas, na Galeria da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Espaço Cultural Unisanta, Térreo, Bloco M.

Rua Oswaldo Cruz, 277, Boqueirão.

A mostra permanece aberta até 25 de abril de 2019, das 19h às 21h30