No ano de 2010, Patrícia Galvão (1910 – 1962) faria 100 anos. Figura importante do modernismo, Pagu, como ficou imortalizada, será lembrada em uma série de eventos na Casa das Rosas (Av. Paulista, 37), na capital. A abertura oficial das comemorações acontecerá dia 9 de junho, a partir das 19h, com a profa Lúcia Maria Teixeira Furlani e atriz Miriam Freeland (que interpretou Pagu na minissérie “Um só Coração”, de Maria Adelaide Amaral e Alcides Nogueira) fazendo a leitura de cartas trocadas entre Pagu e personagens que revolucionaram o mundo das artes e da cultura no Brasil.

Lúcia Maria desde 1998 pesquisa a vida da musa do Modernismo, é autora de livros sobre ela e fundadora do Centro Pagu Unisanta, que reúne um acervo de mais de 3000 documentos. Ao lado do filho de Pagu, Geraldo Galvão Ferraz, escreveu o livro “Viva Pagu – Fotobiografia de Patrícia Galvão”, com lançamento pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e a Editora Unisanta no dia 1º de julho, na Casa das Rosas, na Capital. Ainda como parte das comemorações do centenário, será inaugurada uma exposição no mesmo dia e local reunindo documentos e fotos inéditos da vida de Pagu.

Na palestra do dia 9, Lúcia Maria vai falar sobre as várias fases de Patrícia, uma mulher de vida tumultuada, agitadora política e cultural de vários tempos. “Afinal, quem era Pagu? Vamos passar por sua infância, pela adolescência quando já escandalizava as bem-pensantes famílias paulistanas com suas roupas e maquiagem, e até o seu romance proibido com o galã Olympio Guilherme. Em seguida, sua ‘adoção’ pelo casal Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade, que terminou em novo escândalo quando Oswald de Andrade separou-se de Tarsila e acabou casando com a jovem normalista. O nascimento de seu filho Rudá, o encontro com Luiz Carlos Prestes, o ativismo político e até o final de sua vida,com a militância cultural, em Santos, casada com o escritor Geraldo Ferraz”.

Mais informações no site www.pagu.com.br ou pelo twitter www.twitter.com/100anosdepagu
Informações Lu Fernandes Comunicação e Imprensa
Tel: (11) 3814-4600
Atendimento: Fabio Bahr/Ivani Cardoso