O Festival da Experiência do Cinema, o CINEME-SE 2006, será realizado em Santos, entre os dias 18 e 22 deste mês, no Cineclube Lanterna Mágica da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) e no Sesc – Santos. O público poderá conferir gratuitamente a exibição de mais de 30 curtas-metragens de animação, ficção e documentário.

O objetivo é oferecer ao espectador um espaço para conhecer o cinema como meio de investigação e interpretação da realidade. A magia e o glamour do cinema estarão presentes, mas o espetáculo abrirá espaço ao debate e à formação de novas platéias para o cinema brasileiro.

Boleiros 2, de Ugo Giorgetti, foi o longa-metragem escolhido para ser exibido na abertura e na noite de premiação do evento.

O desenho animado é o tema dessa segunda edição. Durante os cinco dias de programação haverá sessões especiais sobre o gênero, bate-papo com profissionais da área, sorteio de brindes, oficinas de especialização em animação, premiações e intervenções artísticas que mostrarão o que faz do cinema um meio de comunicação e arte tão fascinante.

O CINEME-SE 2006 comemora os 45 anos da UNISANTA e os 60 anos do Sesc. Uma homenagem a duas instituições que apóiam a cultura na Baixada Santista.

O Festival é realizado pelo Cineclube Lanterna Mágica, da UNISANTA, co-realizado pelo Sesc – Santos e organizado pela Associação Cultural Vontade de Ver.

Sobre o Lanterna Mágica – O Cineclube Lanterna Mágica, da UNISANTA, surgiu em 1999, e desde então foram promovidas mais de 700 sessões de cinema seguidas de debates. O Cineclube fica no 5º andar do Bloco E do Campus, Rua Cesário Mota, 8, Boqueirão. Outras informações pelo tel.: 3202-7100, ramal 147 ou no site www.unisanta.br/cineclube

PROGRAMAÇÃO

Na abertura do Festival, dia 18 de julho, às 19h, haverá a entrega das homenagens ao pesquisador de cinema Ismail Xavier e ao diretor de fotografia Waldemar Lima, exibição dos curtas Torto, de Jefferson Paulino e Eu Fiz Quero, realizado pelos jovens que participaram do filme Querô, de Carlos Cortes. Na seqüência, será exibido o longa-metragem Boleiros 2, de Ugo Giorgetti.

Dia 19 acontecem: às 14h, a oficina de animação com o artista plástico Victor Hugo Borges; às 16h30, a sessão Animada, com exibição de curtas de animação e às 19h, serão exibidos cinco curtas na sessão CINEME-SE. Após a sessão, haverá bate-papo com o roteirista Newton Cannito e com realizadores presentes dos curtas exibidos. Durante o bate-papo, serão distribuídos brindes que vão desde livros sobre cinema até camisetas do Festival. Os espectadores terão que responder a perguntas relacionadas aos curtas exibidos.

No terceiro dia de Festival, 20/7, a programação começa às 10h, com a Sessão Pirueta, evento com exibição de curtas de animação e atividades interativas sobre cinema, voltado para crianças de 7 a 10 anos. Às 14h, acontece a repetição da oficina de animação com Victor Hugo Borges; às 16h30, a sessão Animada, com exibição de novos curtas de animação. Na segunda noite da Sessão CINEME-SE, às 19h, serão exibidos mais cinco curtas e após a sessão, haverá bate-papo, agora com o diretor de fotografia Mauricio Hirata. O sorteio de brindes continua na segunda noite de bate-papo.

Dia 21, às 10h, acontece a repetição da Sessão Pirueta para uma nova turma de crianças. Às 15h, será promovida a mesa-redonda “Cinema de Animação no Brasil”, com o animador Alê Machado e o videomaker Eduardo Ricci, moderação de Rodrigo Felix. A sessão Animada tem inicio às 17h, com exibição de curtas de animação internacionais. Na última noite de sessão CINEME-SE, às 19h, serão informados os três melhores curtas votados pelo público. Na seqüência, serão exibidos os curtas mais votados e o longa Boleiros 2, de Ugo Giorgetti.

Uma maratona de curtas dos não selecionados para a sessão CINEME-SE encerra a programação. O evento acontece das 14h às 19h, na sala de congresso do Sesc-Santos.

Ações Cine Educacionais (entrada franca)

– Sessão Pirueta
* Exibição de curtas de animação e atividades interativas sobre cinema para crianças de 7 a 10 anos.
Dias: 20 e 21/07
Horário: 10h
Local: Cineclube Lanterna Mágica – UNISANTA
(bloco E – 5º andar – UNISANTA)
Inscrição: No dia da sessão. Gratuita.

OFICINAS – PRINCÍPIOS DA ANIMAÇÃO
* Oficina sobre os principais conceitos e técnicas para criar uma animação.
Para o público em geral, jovens e adultos.
Dias: 19 e 20/07
Horário:14h
Local: sala 1 – Sesc/Santos
Inscrição: Central de cursos do Sesc. Gratuita.
VAGAS LIMITADAS

BATE-PAPO – CINEMA DE ANIMAÇÃO NO BRASIL
* Debate sobre a situação do cinema de animação no Brasil e no mundo. Com convidados especialistas no assunto.
Com: Alê Machado (animador), Eduardo Ricci (jornalista) e Rodrigo Felix (moderador)
Dia: 21/07
Horário: 15h
Local: sala 1 – Sesc/Santos

Contatos
Eduardo Ricci
Tel.: 13 3202-7100 ramal 147 / 9776-5962
E-mail: ricci@unisanta.br / cinericci@yahoo.com.br
Site: www.unisanta.br/cineclube
Blog: http://cinericci.zip.net