O Cineclube Lanterna Mágica, da UNISANTA, irá realizar a pré-estréia nacional do documentário “Caparaó”, de Flavio Frederico, na próxima quarta-feira, dia 30, às 10h. O diretor estará presente e fará comentários após a exibição do filme, no Cineclube, bloco E, 5º andar.

Os professores interessados em levar a classe para participar da pré-estréia podem reservar ingressos pelo e-mail riccii@unisanta.br ou pelo telefone: 3202-7100 ramal 257.

CAPARAÓ (Brasil, 2007), 77 min – Após o golpe de 1964, a “Guerrilha de Caparaó” foi a primeira tentativa de luta armada organizada contra o regime militar no Brasil. Caparaó foi patrocinada pelo presidente cubano Fidel Castro e organizada por Leonel Brizola, durante o seu exílio no Uruguai. Para reprimir o movimento, o governo militar utilizou cerca de 4.000 homens do Exército, Aeronáutica e das Policias Militares de Minas e Espírito Santo, em uma das maiores operações militares realizadas no país. Mesmo assim, até os dias de hoje, pouco foi divulgado sobre o assunto.

O filme busca resgatar este episódio até então quase que ignorado pela sociedade brasileira, chegando a ser ridicularizado como a guerrilha que nunca existiu. No documentário, a história é recontada pelos principais personagens da época, vivos até hoje: oito ex-guerrilheiros, três ex-policiais militares que os prenderam e um membro da cúpula da organização de esquerda a que o grupo pertencia, o MNR de Leonel Brizola. O filme desenvolve-se exclusivamente em cima destes relatos, sem narrador em off, buscando reconstituir alguns episódios.

CINEME-SE 2007- Festival da Experiência do Cinema– A pré-estréia faz parte do Festival realizado desde 2004 em Santos, com o objetivo de estimular a formação de novas platéias para o cinema nacional e promover um intercâmbio entre os realizadores e pensadores da sétima arte. Em sua terceira edição, a trilha sonora será o tema central dos debates, intervenções e oficinas. O Festival será realizado nos dias 29 de maio a 3 de junho. Confira a programação completa no site oficial do evento: http://sites.unisanta.br/cineclube/cinemese.