Cineclube Lanterna Mágica inicia comemorações do centenário de Clarice Lispector

34

Neste ano, a escritora Clarice Lispector completaria 100 anos. O Cineclube Lanterna Mágica da Unisanta não deixará a data passar em branco! No próximo sábado (29/08), será realizada a live “Cine Imersão – A Estrela de Clarice”, primeira ação cultural do centenário da autora, de forma on-line, às 16h.

O evento, promovido em parceria com o Cineclube Lanterna Mágica e a Ricci Filmes – Produtora da Experiência do Cinema, será comandado pelo cineasta Eduardo Ricci e o tarólogo Leandro Sales. Durante 1h30, serão realizadas experiências sensoriais a partir de poesia às escuras, sabor da cena e tiragem coletiva de Tarô, numa degustação afetiva dos lugares que habitam as personagens de Clarice Lispector.

As inscrições podem ser feitas através do WhatsApp (13) 98230-4599 ou e-mail cinericci@yahoo.com.br. As vagas são limitadas e o evento acontecerá na plataforma Zoom.

Sobre a autora – Clarice Lispector, nome que recebeu no Brasil em substituição a Haia Lispector, nasceu em Tchechelnik, na Ucrânia, em 10 de dezembro de 1920, filha caçula de Pinkhouss Lispector e Mánia Lispector. Fugindo da dominação comunista no país durante a guerra civil (1918-1921) após a Revolução Bolchevique de 1917, o casal foi obrigado a fazer escala na aldeia de Tchechelnik para que nascesse aquela que viria a ser um dos ícones da literatura brasileira. Menos de dois anos depois, com as filhas mais velhas, Tânia e Elisa, e a caçula, os Lispéctores partiram rumo ao Brasil, desembarcando em Maceió (AL), em 1922.