OCineclube Lanterna Mágica, da Unisanta, comemora nove anos de atividades e os 80 anos de cineclubismo no Brasil, dia 24 de março, às 19h30, no anfiteatro do bloco E, 4º andar, da Universidade. A programação conta com uma ação educativa a partir da exibição de curtas, distribuição de pipocas e um bate-papo sobre “Direção de arte e as cores no audiovisual”, com a designer e artista plástica Daniela Castilho. A palestrante convidada abordará o tema sob vários aspectos, do técnico ao uso pedagógico. Os interessados devem retirar os convites gratuitamente, meia hora antes do início do evento.
Há 10 anos foram realizadas as primeiras ações que deram origem ao Cineclube Lanterna Mágica. Debates, festival universitário e o primeiro Encontro de Cinema da Unisanta são as sementes do que é hoje o Cineclube. Em 1998, todas as atividades estavam voltadas para a exibição e o debate das obras. Dez anos depois, o foco das ações está voltado para o estudo do audiovisual e sua produção. “Com o uso das novas tecnologias ficou mais interessante contextualizar o universo audiovisual e o mundo em que vivemos. Freqüentar um cineclube faz parte da busca de uma integração a um mundo mais crítico”, afirma Eduardo Ricci, coordenador do Cineclube.
Quando surgiu o Lanterna Mágica, existiam, na cidade de Santos como espaços alternativos de exibição, o Posto 4 Cine Arte e a Cinemateca. Hoje são muitas iniciativas que mostram o potencial do cinema para discutir e experimentar a vida. Desde o início, as ações do Cineclube foram influenciadas pelo sucesso do cinema brasileiro. Em 1998, o filme “Central do Brasil”, de Walter Salles, ganhou o Festival de Berlim; agora dez anos depois, “Tropa de Elite”, de José Padilha, ganha o Urso de Ouro no mesmo Festival, fato que impulsiona ainda mais as ações em favor de um cinema independente e criativo. Para continuar esse sonho, o Cineclube desenvolve Projetos culturais e educativos como: CINEME-SE – Festival da Experiência do Cinema, Encontro de Cinema da Unisanta, Sessão sem Olhar (para não videntes), Sessão Lanterninha (para crianças), Curta no cineclube e a realização de ciclos e mostras temáticas.