A Agência Brasil, uma das principais agências de notícias do País, destacou o trabalho do Cineclube Lanterna Mágica, da Universidade Santa Cecília, em  matéria sobre a superação dos cineclubes diante das novas tecnologias. Entre cerca de 600 Cineclubes existentes no País, o da Unisanta foi um dos citados.

O texto intitulado “Cineclubes superam desafios tecnológicos e se mantêm na luta pela tradição” discute o poder da tecnologia, que permite que uma pessoa tenha em seu smarthphone, computador ou tablet aplicativos e acesso a sites que possibilitem assistir a filmes online a qualquer hora e em qualquer lugar e questiona se esse advento é uma ameaça a um movimento que tenta manter a tradição do debate e do encontro entre pessoas como os cineclubes.

O coordenador/fundador do Lanterna Mágica, Eduardo Ricci, foi um dos entrevistados. Ele declara na matéria que percebeu que com o avanço da internet, uma parte do público passou a não ser tão frequente nas exibições. “Depois que a internet ficou mais popular, diminuiu um pouco de público. O pessoal mais antenado em tecnologia fica mais em casa. Sinto essa diferença, mas no geral as pessoas continuam indo”.

Confira a matéria completa