O Cineclube Lanterna Mágica da Universidade Santa Cecília, em parceria com a Ricci Filme – Produtora da experiência do cinema, dará início às celebrações do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. Dia 18, às 18h, acontecerá a sessão especial “Cinema, o Moderno e seu Avesso”, de forma presencial e on-line, com a exibição de “Madres Paralelas”, novo filme do cineasta Pedro Almodóvar, com entrada gratuita e debate após a exibição.

Já no dia 19, às 16h30, acontecerá o “CineTour Afetivo – Cinelândia Santista em 100 Anos 22”, um passeio cultural para o espectador “degustar” a cidade com sabor de cinema, somado ao turismo de experiência, num final de tarde na orla da praia e na “Cinelândia Santista”, tudo movido com muitas memórias afetivas durante 2h de caminhada e fotografia urbana.

Para participar do CineTour é necessário fazer inscrição antecipada, com envio de Pix no valor de investimento cultural de R$ 28,00 para a chave: cinericci@yahoo.com.br. Em ambas as ações culturais, a apresentação será com o fotojornalista e cineasta Eduardo Ricci.

Esta ação cultural tem o apoio do LabCine – Unisanta, Vídeo Paradiso, SIBi – Unisanta, Comissão Organizadora da Semana de Arte Transmoderna de 22 e da Papale’s Tour. Em caso de chuva, a programação do CineTour será adiada. Necessário o uso de máscara e apresentação de comprovante de vacina contra a Covid-19 em todas as atividades.

Informações adicionais:

18/02 – 18h: Sessão Especial “Cinema, o Moderno e seu Avesso”

Sessão especial com exibição e debate de “Madres Paralelas”, o novo filme do cineasta espanhol Pedro Almodóvar, com entrada gratuita. A exibição do filme será via streaming Netflix e apenas para quem estiver presente na Sala Maurice Legeard de Cinema, sede do Cineclube Lanterna Mágica, que fica no 5.º andar do Bloco E, na Unisanta (Rua Cesário Mota, 8, Boqueirão, Santos/SP). Já o debate poderá ser acompanhado a partir das 20h, tanto presencialmente como on-line pelo link www.youtube.com/watch?v=dAVuYOa9KnE, e pela página www.facebook.com/cineclube.lanternamagica.

Neste dia o professor e pesquisador Eduardo Ricci coordenará o debate e também convidará os espectadores a participar do Ciclo de Cinema “Regurgitofagia”, que acontecerá nas noites de 21 a 25 de março, no Cineclube, onde cinco filmes com foco na transmodernidade serão exibidos. O debate partirá também da narrativa e temática abordada no livro “O Avesso da Pele”, de Jeferon Tenório. Esta é uma ação de estudos e pesquisa sobre o cinema expandido e suas narrativas imersivas, realizado pelo LabCine em parceria com o SIBi – Unisanta. Os filmes exibidos serão informados no início de março, mas o espectador já pode começar a leitura do livro de forma individual.

“Madres Paralelas” (ESP, 2021)

O filme conta a história de duas mulheres, Janis e Ana, que dividem o quarto de hospital onde vão dar à luz. As duas são solteiras e ficaram grávidas acidentalmente. Janis, de meia-idade, não se arrepende e nas horas prévias ao parto sente-se pletórica; a outra, Ana, é uma adolescente e está assustada, arrependida e traumatizada. Janis tenta animá-la enquanto passeiam como sonâmbulas pelo corredor do hospital. As poucas palavras que trocam nessas horas vão criar um vínculo muito profundo entre as duas, e esse acaso vai encarregar-se de desenvolver e complicar de forma tão retumbante que mudará a vida de ambas para sempre.

“O Avesso da Pele”, de Jeferon Tenório

O avesso da pele é a história de Pedro, que, após a morte do pai, assassinado numa desastrosa abordagem policial, sai em busca de resgatar o passado da família e refazer os caminhos paternos.

 

 

19/02 – 16h30: O que é o CineTour Afetivo?

É uma cine imersão e passeio cultural ao ar livre, de ocupação da cidade a partir do afeto de alguns pontos cinematográficos da orla de Santos e da Cinelândia Santista. Em 2h de caminhada, o grupo vai visitar locações que serviram como cenários de filmes e séries e, mais do que isso, irá conhecer pontos de turismo histórico cultural e onde existiram as antigas salas de cinema e também as atuais salas que ainda resistem na região conhecida como Cinelândia Santista. O CineTour Afetivo também celebrará o centenário de nascimento do compositor Gilberto Mendes e o de criação Praça da Independência e o bicentenário da Independência do Brasil.

Memórias afetivas e interações:

Com dicas de fotografia urbana, interações cine sensoriais, exibição de fotos das cenas de filmes que foram gravados nas locações visitadas e turismo de experiência. Cada espectador degustará os afetos desse pedaço tão significativo da cidade. É um passeio cheio de descobertas, nesta cidade que sabe declarar seu afeto ao cinema.

Roteiro do CineTour Afetivo

– Pinacoteca de Santos (ponto de partida)

– Jardim da Orla da Praia (dir. ao Gonzaga)

– Parada para informações e dicas de foto de rua

– Vivências em pontos cine afetivos

– Salas Antigas de Cinema na Orla

– Prédios tortos

– Farol do Jardim

– Pérgula do Boqueirão

– Concha Acústica

– Posto 4 Cine Arte

– Praça das Bandeiras

– Praça da Independência (100 anos)

– Cinelândia Santista

– Antigo Cine Praia Palace (ponto de chegada)