Dois programas permanentes de exibição, de curtas e longas metragens, é a novidade deste ano do Cineclube Lanterna Mágica, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA): os curtas, do Projeto Mostra que eu quero vê, às terças-feiras, e os longas, às quintas. A programação deste ano começa com o Ciclo Maestros do Imaginário, de longas, dia 3, quinta-feira, com Viridiana, de Luiz Buñuel, às 19 horas, na Sala Maurice Legeard, Rua Cesário Mota, nº 8 – 5º andar, Bloco E – A entrada é franca. Os curtas começarão a serem exibidos dia 8/3.
Um dos objetivos do Cineclube é promover o cinema como instrumento de investigação e interpretação da realidade. As ações incluem desde cursos, a oficinas integradas sobre a linguagem e estética do cinema até a exibição de obras audiovisuais, seguidas de análises e debates.
Além de Buñuel, Maestros do Imaginário destacará filmes de cineastas como Leon Hirszman e Ingmar Bergman, em março e abril. Viridiana, programado para dia 3, conta a história de uma jovem que, após ganhar a herança de um tio que tentou violentá-la, abandona o convento para fundar um asilo para mendigos. O longa tem a direção de Luiz Buñuel (1961). No elenco, Silvia Pinal, Fernando Rey, Francisco Rabal e Margarita Lozano.
Dia 10/3, mais uma obra famosa de Buñuel: Esse obscuro objeto do desejo (1977). É a história da paixão de um homem de 50 anos por uma jovem. Último filme do diretor, com todos os ingredientes de violência e de absurdo caros ao mestre do surrealismo. Participam Fernando Rey, Carole Bouquet e Ângela Molina.
A programação de março prossegue dia 17 com Eles não usam Black Tie, de Leon Hirszman (1981). O enredo traz a história de dois jovens que decidem se casar quando a moça fica grávida, ao mesmo tempo em que eclode um movimento grevista que divide a categoria metalúrgica. Preocupado com o casamento e temendo perder o emprego, Tião (Carlos Alberto Ricelli) fura a greve e entra em conflito com o pai (Gianfrancesco Guarnieri), um velho militante sindical que passou três anos na cadeia durante o regime militar.
Programação completa de março e abril no endereço www.unisanta.br/cineclube.

Veja também:
Programação do Cineclube, em março e abril