“Caminho para ver estrelas” agora é para todos

729

Não faltaram estrelas na decoração, na energia dos presentes e na alegria da festa de lançamento do livro Caminho para ver estrelas, da escritora, educadora e psicóloga Lúcia Teixeira, editado pela Cortez e pela Unisanta.

O lançamento, na noite de terça-feira  (26/3), reuniu cerca de mil convidados no Auditório do Bloco E da Universidade Santa Cecília (Unisanta). Toda a renda obtida com a venda dos livros foi destinada às entidades beneficentes Creche São Jorge, Associação Esculpir de Santos – Projeto Esculpir, LAM – Lar de Acolhimento de Meninos e Meninas de São Vicente, Lar Santo Expedito e Casa Vó Benedita.

A obra, a 11ª da autora, completa a trilogia do tempo iniciada com os livros infantojuvenis “Tudo é possível” e “O segredo da longa vida”.  No livro “Caminho para ver estrelas”,  os personagens são jovens vivendo em mundos paralelos e em situações que funcionam como metáforas para temas atuais e universais.

Durante quase cinco horas, Lúcia Teixeira recebeu seus leitores, conversou e autografou os livros com a alegria estampada nos sorrisos e no olhar, por conseguir levar sua mensagem de esperança para os jovens, mesmo em um mundo complicado como o nosso.

“O mais importante é eu me comunicar e chegar ao coração dos jovens e de pessoas de todas as idades”, disse a escritora. “Eu quis mostrar nessa história que sempre é possível enxergar outros pontos de vista, mesmo quando o futuro parece sombrio. As estrelas estão lá, vamos aprender a enxergá-las. As estrelas são a luz que cada um tem dentro de si mesmo. É preciso acreditar em si, deixar a imaginação moldar o futuro a partir do aqui agora”.

Lúcia Teixeira questiona o retrato da realidade, física e metafísica, para enxergarmos além do imediato, honrar a vida, vencermos preconceitos e ideias pré-concebidas, que trazem um abismo mental, um subterrâneo, como retratado no livro. Pelo retorno que os jovens e pessoas de todas as idades têm trazido, sinto que Caminho para ver estrelas está conseguindo mobilizar essa força poderosa de resistir e vencer os desafios, por parte de cada um e da sociedade como um todo. Esse é o objetivo”.

O prefeito Paulo Barbosa fez questão de buscar seu livro e ressaltou a força do hábito de leitura para crianças e jovens. “Esse é o grande desafio da educação brasileira. Esse livro estimula o jovem através da ficção a estabelecer um caminho para as estrelas, um caminho de  informação correta e de conteúdo sério que a riqueza da intelectual Lúcia Teixeira proporciona para transmitir esse conhecimento.

José Xavier Cortez, diretor-presidente da Cortez Editora veio de São Paulo acompanhado pela filha Miriam e pelo neto João Vitor. E demonstrou todo seu entusiasmo pela obra: “Decidi editar o livro mesmo antes de ler, apenas pelo sumário, porque o nome de Lúcia Teixeira já basta, dispensa uma análise prévia. Eu já havia editado outros livros dela. Lúcia dispensa apresentações (para um editor). Ela é uma escritora de qualidade, uma intelectual, psicóloga, professora, mãe, filha dedicada, enfim, reúne todos os predicados”.

Miriam Cortez, diretora da Cortez Editora, reforça as expectativas com o livro: “Os temas abordados nos interessam muito, como a depressão dos jovens, os suicídios (decorrentes da depressão), a sustentabilidade do planeta. A Cortez Editora se preocupa com essas questões. Temos na editora um selo para a formação de professores na área de ciências ambientais, e há muitos anos temos um catálogo de literatura juvenil”.

Kátia Patella, doutora em Língua Portuguesa, professora e revisora do livro, também elogiou o trabalho de Lúcia:  “A leitura é apaixonante, prende a atenção do começo ao fim. É desafiante, faz refletir sobre quem somos neste universo. Eu acho que toda essa reflexão cabe tanto para o adolescente quanto para o adulto. Essa noção de cosmo, universo, ele é uma coisa só, ele é multifacetado. Por isso que eu acho uma leitura apaixonante”.

Para a reitora da Universidade Santa Cecilia, Silvia Teixeira Penteado, a contribuição da escritora como educadora, mulher e intelectual é fundamental: “Nesse cruzamento de universos e de épocas que o livro traz, Lúcia resgata o poder da imaginação e da criatividade. Hoje, a criança fica fechada em quatro paredes, dentro da tecnologia, muitas vezes sem exercer a curiosidade. Lúcia mostra que, mesmo com toda tecnologia, podemos buscar e descobrir a beleza da convivência diária, da amizade e do exercício da cidadania”.

O pró- reitor administrativo da Unisanta, Marcelo Teixeira, ressalta que Lúcia “traz contribuição importante para reflexão de toda a sociedade, além de informações científicas, em uma linguagem ágil, que consegue atrair e formar leitores. E a espiritualidade presente em toda sua obra e trajetória”.

Noite de festa

Logo na chegada, os leitores eram recebidos em um ambiente azul onde o céu era formado por balões e estrelas douradas enfeitavam o piso, transmitindo a impressão de um mergulho nas páginas do livro. Não faltaram personagens do grupo Hora de Brincar, sob a direção do professor Paulo Bonavides, da Unisanta, representando o Senhor do Tempo, estrelas e seres de outros planetas. O grupo de teatro do Colégio Santa Cecília, que encenou o vídeo sobre o livro, também veio prestigiar a festa. No final, uma surpresa da autora para seus convidados, um pocket show da Banda Aliados, queridinha dos jovens, comandada pelo vocalista Gustavo Fildzz.

 

A história

Em uma cidade praiana, que pode ser Santos ou qualquer outra, os jovens acordam infectados com uma misteriosa doença: perderam a capacidade de imaginar, de ter desejos, de criar, de acreditar em si mesmos e não conseguem mais enfrentar frustrações. Os adolescentes Lucas e Ana são os narradores desses fatos e passam a viver nesse dia em universos paralelos, que dão origem a histórias diferentes no espaço-tempo, em mundos medonhos e sombrios.

Sobre a autora

Lúcia Teixeira é Mestre e Doutora em Psicologia da Educação, educadora, psicóloga e escritora. Foi indicada ao prêmio Jabuti e recebeu outros relevantes prêmios. Autora, entre outros, de Fruto proibido – um olhar sobre a mulher; Autoridade do professor meta, mito ou nada disso; da trilogia Pagu livre na imaginação, no espaço e no tempo; Croquis de Pagu e Viva Pagu – fotobiografia de Patrícia Galvão; e A claridade da noite o aluno do ensino superior; e dos infanto-juvenis Tudo é possível- incrível viagem no tempo e O segredo da longa vida. É presidente do Colégio e Universidade Santa Cecília e diretora do Sistema Santa Cecília de Comunicação.

Ficha técnica

“Caminho para ver estrelas
Editoras: Cortez e Unisanta
ISBN 978-85-249-2715-7
Páginas: 136
Preço: R$ 38,00

Vendas

Na Unisanta está à venda no Centro de Atendimento Integrado, à Rua Oswaldo Cruz, 300, das 9 às 20 horas.

O livro também pode ser encontrado na Livraria Martins Fontes, à Avenida Ana Costa, 530, no Gonzaga; na Livraria Loyola, à Rua Padre Visconte, 8, no Embaré; e no site da Amazon e da Editora Cortez.

Informações para a imprensa com Ivani Cardoso pelo telefone (11) 999324765 ou pelo email ivanicardoso8@gmail.com

Assessoria de Imprensa da Unisanta: assecom@unisanta.br – 3202-7113.