O meio preferido dos estudantes de Odontologia para a busca de informações é o eletrônico, sendo os sites de busca os mais utilizados para a resolução de dúvidas durante o curso. Mas é o livro a fonte mais relevante e confiável para estudo. Essas foram algumas das conclusões da pesquisa de mestrado na área de Ensino em Ciências de Saúde, feita pela bibliotecária dos cursos de Saúde da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Cibele Fernandes, aprovada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em 18 de abril último.

Cibele efetuou sua pesquisa junto aos alunos de Odontologia da Unisanta. Concluiu que as fontes de informação mais utilizadas para consulta são: sites de busca, material didático (área do professor) e o livro, enquanto é baixa a “utilização dos repositórios institucionais, anais de congresso e revistas científicas”.

Outra conclusão é que as bases de dados, inclusive as pagas, não são conhecidas entre os estudantes. Sendo assim, sua frequência de uso é rara para a maioria das bases listadas, exceto a BVS,  com acesso frequente.  Os estudantes que pesquisam em bases de dados sentem dificuldades no momento da busca, entre elas: definir a palavra-chave e saber em qual base buscar a informação desejada, segundo Cibele.

A maior parte dos alunos costuma avaliar as informações que retira da Internet verificando a procedência do site e comparando o conteúdo da informação em outras fontes. Quase sempre os estudantes sentem dificuldade em buscar uma informação na Internet e isto se dá pelo fato de não conhecerem sites confiáveis para pesquisa e devido à falta de escolha de palavras-chave adequadas. Os alunos que participam e/ou participaram de iniciação científica acessam as bases de dados com a mesma frequência dentre aqueles que nunca participaram da iniciação.

Sugestão de pesquisa

Cibele Fernandes sugere como fonte de pesquisas, com apoio dos bibliotecários e docentes na área de saúde, a utilização dos programas confiáveis como a base conhecida como Health Information Literacy (programas Colnfo), devido a sua peculiaridade quanto aos aspectos legal e  éticos,  por tratarem com seres humanos. “Esses programas Colnfo, “utilizados por muitas universidades, principalmente em âmbito internacional vão além da formação dos usuários para o acesso às fontes de informação, pois envolvem a avaliação da informação de forma crítica e seu uso ético e legal, apontou a pesquisadora. Assim, entende-se que é uma tendência atual e com reconhecimento mundial”.

Participaram da banca os professores Ricardo Horliana (Unisanta), Rosana Aparecida Salvador Rossit (Unifesp) e Marta Leandro da Mata (UEL). A orientadora foi a Dra. Nara Rejane Cruz de Oliveira.

O tema foi da dissertação foi  “Comportamento informacional dos estudantes de Odontologia: busca e recuperação da informação científica”, analisou

Currículo – Cibele Fernandes tem Certificação Cambridge First Certificate – Escola Navitas 2012 – 2013 – Austrália – Sydney. Fez curso sobre livros raros em 2008 em Madri, na Espanha, com bolsa de estudos da Fundação Complutense; curso sobre a cultura espanhola (bolsa de estudos Santander) na Universidade de La Rioja e concluiu seu curso de Biblioteconomia na Unesp de Marília, São Paulo.

Cibele