O segredo da longa vida
Lúcia Maria Teixeira Furlani
Unisanta/Global
R$ 20,00

A educadora, Lúcia Maria Teixeira Furlani, autora do livro infanto-juvenil “O Segredo da Longa Vida”, acompanhada de personagens de sua obra (editoras Unisanta/Global), estará em São Paulo no domingo, 17 de agosto, às 16 horas, durante a 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, para contar às crianças a história da chegada dos primeiros imigrantes no Porto de Santos, em 1808. Neste dia, serão lançadas as versões em português e em japonês da obra. Na oportunidade, a autora homenageará entidades e associações japonesas. O evento acontece no stand da Global, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Nessa edição, a Bienal homenageia três países: o Japão, em comemoração ao centenário da imigração para o Brasil; Portugal, pelos 200 anos da chegada da família real portuguesa; e Espanha, pela realização do Congresso Ibero-Americano de Editores em São Paulo.

É justamente no porto de Santos, com a chegada do Kasato Maru, que começa a saga do menino Lucas, que viaja no tempo e encontra Aiko, recém-chegada com a família do Japão. De lá, seguem a trilha dos imigrantes e, de maneira divertida e criativa, levam os jovens leitores a cenários desse importante capítulo da história. A amizade entre duas crianças de culturas tão diversas ressalta a arte da convivência e da aceitação – o respeito e o aplauso – das diferenças, valorizando a fusão entre a cultura oriental e a ocidental e da prática do Bem.

Apoiado na linguagem das histórias em quadrinhos, este é o primeiro livro infantil brasileiro traduzido para o japonês e terá lançamento naquele país no segundo semestre. O trabalho gráfico é de Bill Silva e Leandro Rodrigues e a tradução em japonês é da professora Sayoko Nakai (em kanji e furigana, para atender adultos e crianças).

O livro une ficção com as tradições japonesas. Elementos de Santos (Estação do Valongo, o porto) e do Interior (fazendas de café) estão presentes ao lado de fatos da época como a epidemia de febre amarela em Santos, a construção dos canais por Saturnino de Brito, as dificuldades enfrentadas pelos imigrantes, a formação das colônias, as cidades de origem desses imigrantes e seus costumes.

No final de “O Segredo da Longa Vida”, um Saiba Mais com informações sobre a colônia japonesa no Brasil, a rotação das culturas em que trabalhavam os imigrantes, as novas técnicas de cultivo e pesca trazidas por eles, o origami, mangás e outras contribuições desse povo ajudam crianças e adultos a compreenderem melhor esse rico momento.

Sobre a autora
Lúcia Maria Teixeira Furlani é doutora e mestre em Psicologia da Educação, psicóloga e educadora. Nasceu e reside em Santos (SP). É autora dos livros Autoridade do Professor: Meta, Mito ou Nada Disso?; Fruto Proibido – Um Olhar sobre a Mulher; Pagu – Livre na Imaginação, no Espaço e no Tempo; A Claridade da Noite – Os Alunos do Ensino Superior Noturno; e Croquis de Pagu, entre outros. Recebeu vários prêmios. É presidente da UNISANTA – Universidade Santa Cecília – e do Colégio Santa Cecília, em Santos. É presidente do Santos e Região Convention & Visitors Bureau, delegada Regional e diretora do SEMESP – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – e diretora do Sistema Santa Cecília de Rádio e TV Educativas.
Em seu primeiro livro infanto-juvenil, Tudo é Possível – Incrível viagem no tempo, lançado há um ano, a escritora mostrou a primeira viagem do menino Lucas pelo tempo no convívio comhomens primitivos, perigosos piratas, índios, escravos, sereias, vilões. Herói do seu próprio destino, Lucas conhece personagens reais da nossa História como Benedicto Calixto, José de Anchieta, Bacharel de Cananéia, as escravas Anastácia e Bakhita, José Bonifácio de Andrade e Silva, Maria Bárbara da Silva, mãe dos Andradas, e até Santos Dumont. O livro é adotado em várias escolas e tem um projeto pedagógico com roteiro de apoio aos professores.