O curso de Artes Visuais da Universidade Santa Cecília (Unisanta), realiza no dia 9/4, às 19h, aula magna com a profª. e drª. Lilian Amaral. A palestra será realizada no Consistório do Bloco M da Unisanta, Rua Oswaldo Cruz, 277 – Boqueirão.
A Dra. Lilian falará aos alunos sobre temas do livro “Interterritorialidade – mídias, contextos e educação” que foi organizado por ela e Ana Mae Barboza. Lançado há cerca de um ano, pela editora SESC SP e Editora SENAC São Paulo, o livro discute a arte, a educação, seus contextos e fronteiras intermídias, promove um diálogo entre diversas áreas, linguagens e meios. Já na primeira edição, os exemplares estão quase esgotados, tendo sido vendidos mais de 2500 livros, segundo Lilian.
“Esta artista é arte-educadora e artista plástica que tem realizações em obras de arte públicas. É uma grande honra para o curso e para a Universidade recebê-la e será, sem dúvida, um grande acréscimo de conhecimento para nossos alunos”, comenta a Profª. Lídice Moura a respeito da Drª. Lilian e completa “…tenho uma grande admiração por artistas que conseguem desenvolver uma carreira sólida. Sendo mulher, é mais difícil, então a minha admiração é maior ainda”.
Aula Magna – Para os cursos de Graduação e Pós-graduação da Unisanta, a aula magna é uma solenidade que marca o inicio das atividades acadêmicas do curso em questão. As aulas trazem uma oportunidade de introduzir os alunos veteranos e calouros no contexto da área escolhida. Para tais, são convidados profissionais conceituados do mercado de trabalho que geralmente ministram acerca da profissão escolhida e da sua trajetória no mercado de trabalho.
O Livro – Em 14 textos estão reunidas as reflexões, descobertas de pontos convergentes e a diversidade de idéias. A obra reúne textos dos participantes do seminário internacional, representantes de diferentes áreas do conhecimento como antropologia, arteterapia, arte-educação, psicanálise e documentário, dança, televisão, poesia, artes tecnológicas, imaginários urbanos e processos comunicacionais.
Os autores são: Edgard de Assis Carvalho, Marián López Fernández Cao, Rita L. Irwin, Ivone Mendes Richter, Miriam Chnaiderman, Cláudia Gunzburger Simas, Dani Lima, Walter Silveira, Cid Campos, Giselle Beiguelman, Lucas Bambozzi, Christine Mello, Ana Mae Barbosa e Lilian Amaral.

Sobre a Artista –
Lilian é artista visual, mestre e doutora em Artes pela USP, Pesquisadora no campo da Arte Pública contemporânea, curadora independente, Diretora do Museu Aberto, Membro do Comitê de Poéticas Artísticas e Representante Regional SP da ANPAP – Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Também é membro do POCS – Project for Open and Closed Space Sculpture Association/Barcelona, Consultora da UNESCO e Pesquisadora da FAPESG/CNPq em Arquitetura/Arte/Cidade: visões urbanas.