Aprender e trabalhar com imagens é tema de curso com Márcia Costa

396

O programa oferece  30 vagas e começa em agosto. É voltado para profissionais e estudantes de Comunicação, Sociologia,   Teatro, Dança, Cinema, Fotografia, Arquitetura, Sociologia, Filosofia, Estética, Literatura, Design, empresários, profissionais liberais, arquitetos, historiadores e artistas, entre outros.

Colaborou, Julia Mayorca

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) oferece o curso “Aprender e trabalhar com imagens”, ministrado por Márcia Costa, pós-doutora em Comunicação e Cultura, jornalista e fotógrafa.O objetivo do curso é fazer com que os alunos “entendam os conceitos de imagem e que saibam interpretar e produzir imagens que contenham significado”.

Com o auxílio de leituras de autores como Roland Barthes e obras de fotógrafos renomados, será proposto um exercício interdisciplinar, estabelecendo uma relação entre a área da Comunicação com a História, Sociologia, Filosofia, Estética e História da Arte.

Os alunos produzirão as fotografias e irão aprender como analisá-las esteticamente.Tópicos como Cultura Visual, Imagem Como Representação; A Imagem Como Ficção; A Imagem Como Espelho do Real; e A Imagem Como Conhecimento, Complexidade  e Reflexão,  entre outros, serão ensinados durante o programa.

O curso é voltado para estudantes e professores das mais diversas áreas (Educação, História, Comunicação, Sociologia, Teatro, Dança, Cinema, Fotografia, Arquitetura, Sociologia, Filosofia, Estética, Literatura, Design etc.), pesquisadores, profissionais de Comunicação e Arte (como fotografia e cinema), empresários, profissionais liberais, arquitetos, historiadores, jornalistas, artistas e todos aqueles que têm interesse em melhor compreender o uso de imagens em seu trabalho e em seu negócio.

A duração  será de dois meses, com início marcado para 3 de agosto  e término em 28 de setembro. As aulas serão realizadas aos sábados, das 09h30 às 12h30.A professora Márcia Costa se formou em Comunicação Social em 1995, na Universidade Federal de Juiz de Fora.

Fez seu pós-doutorado em Comunicação e Cultura na Universidade de Sorocaba, onde realizou uma pesquisa sobre fotografia com Bolsa Capes. Entre 2013 e 2014, realizou um período de doutorado na Universidade Autônoma de Barcelona, junto de Josep Maria Català, um dos maiores especialistas europeus sobre  Imagens. Criou a revista cultural eletrônica Pausa.As inscrições podem ser feitas pelos telefones (13)3202-7114 ou (13)3202-7104, e também no site, através deste link.

Faça sua matrícula: http://queroser.unisanta.br/Inscricao/Curso/2004