Professor e escritor, André Rittes
Professor e escritor, André Rittes

O escritor, jornalista e professor da Universidade Santa Cecília (Unisanta), André Rittes, participa nesta sexta-feira (11) do projeto “Autor e sua Obra”. O evento é gratuito e será às 20 horas, na Biblioteca Mário Faria (orla da praia, entre os canais 5 e 6), em Santos. Um dos objetivos é aproximar escritores e leitores por meio de uma conversa informal.

Rittes – atualmente consultor técnico da Gibiteca de Santos – falará de sua trajetória e influências como autor. O projeto “Autor e sua Obra” existe desde 1989 e é idealizado pelo poeta e produtor cultural Valdir Alvarenga.

Além da conversa, o professor vai comentar seus últimos livros, “Os Caranguejos”, “Viração” e “Como Fazer um Telejornal”. Os três foram editados pelo Ateliê de Palavras e lançados no final do ano passado.

“Os Caranguejos” reúne 15 contos, com diversos temas abordados, como por exemplo, a morte, o amor, as perversões e a poesia em torno da saudade e da ausência de alguém importante em nossas vidas. “Viração” é um livro de bolso, com seis contos, cinco deles premiados nacionalmente e outro publicado numa coletânea, nos Estados Unidos.

Livro, Os Caranguejos
Livro, Os Caranguejos

O terceiro livro se chama “Como fazer um telejornal – da pauta ao ar”. A obra é voltada não apenas para estudantes de Jornalismo e jornalistas, mas para quem aprecia ou acompanha a TV no Brasil. O livro foi atualizado e reeditado para seguir as mudanças na mídia contemporânea.

Com experiência em rádio, assessoria de imprensa e como ex-editor da TV Tribuna (afiliada da Rede Globo na Baixada Santista), Rittes diz que foi a literatura que o levou ao jornalismo, e não o contrário. “Comecei tarde no jornalismo e já tinha cinco premiações em concursos literários”.

O escritor André Rittes é autor de seis livros e parte agora para seu primeiro romance, com o nome provisório de “Tempo de Morrer”. A obra deve ser publicada em 2017.

Contatos:

* André Rittes – 3251-4912 /// 99781-7209 https://www.facebook.com/Rittesocara?fref=ts

* Marcus Vinicius Batista (Ateliê de Palavras) – 3022-7782 /// 99727-2495 https://www.facebook.com/marcusvinicius.batista.58 https://www.facebook.com/ateliedepalavrasedicoes?ref=hl