Grafite: forma de manifestação artística em espaços públicos. Com a proposta de despertar a atenção das pessoas através da arte, alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Santa Cecília grafitaram, no último dia 6 de junho, o muro em frente à escola com desenhos de animais que estão em extinção. O Prof. Elver Savietto, da disciplina de Educação Artística, foi o responsável pela atividade extraclasse em comemoração à Semana do Meio Ambiente.

Para a realização do projeto, o grupo utilizou máscaras de estêncil com desenhos de animais, feitas no ano passado em aulas diferenciadas, realizadas no Atelier de Escultura e Cerâmica da instituição. Entusiasmados, os alunos dividiram latinhas de spray coloridas e deixaram o muro repleto de folhas, pandas, aves, entre outros animais.

“Os alunos se envolveram com o trabalho de arte e tiveram contato com o aspecto da preservação. A união de esforços cria uma conscientização global. As pessoas poderão olhar o muro e se sensibilizar”, afirmou Savietto.

A arte do Grafite também foi discutida em sala de aula. De acordo com o docente, os estudantes conheceram a história do grafismo, desde as pinturas rupestres até o século XX. Entre os artistas, passaram por Alex Vallauri, pioneiro do grafite e da arte pop no Brasil, e Os Gêmeos, Otávio e Gustavo Pandolf, dupla de irmãos gêmeos idênticos que fez trabalhos nos Estado Unidos, Inglaterra, Alemanha, Grécia e Cuba, entre outros países.

Os estudantes aprovaram a atividade. “Foi muito legal participar dessa nova experiência e poder expandir a área artística”, afirmou o aluno Tiago Felipe da Silva Jonas. “É importante saber como preservar a natureza e mostrar isso para a população. Tudo está sendo desmatado”, concluiu a estudantes Beatriz Ruas.

Semana do Meio Ambiente – Ainda em homenagem à Semana Mundial do Meio Ambiente, o Colégio e a Universidade Santa Cecília realizaram atividade no dia 8 de junho, na barraca de praia da instituição. Na oportunidade, foram distribuídas 600 pequenas tartarugas confeccionadas em cerâmica pelos alunos do Ensino Médio do Colégio e do curso de Artes Visuais da Unisanta. O público levou camisetas para serem grafitadas pelos estudantes com imagens de animais e conheceu peças do Acervo Zoológico da Unisanta. Estudantes de Ciências Biológicas deram orientações sobre a importância de preservação do Meio Ambiente. As crianças participaram de oficina de arte no local.

História do Grafite – A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes. Existem relatos e vestígios dessa arte desde o Império Romano. Seu aparecimento na Idade Contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade e, algum tempo depois, essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.

O grafite foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. Os brasileiros não se contentaram com o grafite norte-americano, então começaram a incrementar a arte com um toque brasileiro. O estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores de todo o mundo.