Construir um abrigo com poucos recursos, bem ventilado e com iluminação natural foi um dos objetivos do Projeto Abrigo, que será apresentado a partir de sexta-feira  (10/6) por alunos do primeiro semestre do Curso de Arquitetura da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e até dia 17/6, no Pátio do Bloco M5.

Foi proibido o uso de  pregos sendo obrigatório o emprego de encaixes e amarrações. Os abrigos devem permitir a acomodação das pessoas deitadas. Os estudantes se basearam nas aulas ministradas pelas professoras mestres. Maria Valquíria s. Barbosa e Maria Valeria Affonso dos Santos. Estudaram as obras de arquitetos contemporâneos, com enfoque na volumetria.  Desenvolveram maquetes volumétricas de uma forma abstrata, com o objetivo de trabalhar a criatividade e afinar o “olhar” do aluno recém-chegado ao mundo da arquitetura, explicam as orientadoras..

Os acadêmicos utilizaram o desenho técnico e maquetes de estudo para o que queriam projetar. Após a conclusão das maquetes, eles se organizaram em grupos e os  volumes criados por eles tiveram que ser transformados e dar origem à forma de um abrigo, capaz de acomodar o mesmo número de pessoas do grupo.

Segundo as professoras,  o abrigo projetado não poderia perder a essência da volumetria inicial e, ao mesmo tempo, teve que ser dimensionado para acomodar as pessoas, além de ser devidamente estruturado para que pudesse ser construído e permanecer montado por alguns dias (no caso, uma semana).

O exercício tem como objetivo trabalhar e projetar a harmonia de formas, estrutura e dimensionamento.  Os alunos dimensionaram as peças; orçaram e planejaram o transporte para possibilitar sua execução no local de exposição. Ao montar, estudaram a locação da obra, e cada grupo encontrou o local exato da montagem do seu “abrigo”.