Pôster da aluna Claudia Pereira. Arte principal da exposição.

Para ver a exposição e a programação completa do evento ou obter outras informações, acesse o link: www.santosjazzfestival.com.br/2021

De quinta-feira (23) a domingo (26) desta semana, acontecerá o já tradicional Santos Jazz Festival. Em sua 9ª edição, o evento musical conta, pela 5ª vez consecutiva, com a participação do curso de Produção Multimídia da Universidade Santa Cecília, que organizou a exposição “Liberdade + Esperança = Jazz”, que mostra pôsteres produzidos pelos alunos.

O Santos Jazz Festival é uma iniciativa nascida em 2012 que reúne grandes nomes da música, seja instrumental ou vocal, erudita ou popular, jazz ou MPB. Ou até a mixagem de tudo isso.

A mostra “Liberdade + Esperança = Jazz” é composta de 22 artes, desenvolvidas pelos alunos da disciplina de Design Gráfico do curso de Produção Multimídia e relacionadas ao universo do jazz, que tentam expressar o quanto a música pode ser uma fonte de paz, amor, empatia, conscientização em relação ao mundo e ao outro.

Entre os meses de julho e agosto, os alunos se envolveram com o jazz, buscando as raízes históricas deste estilo musical e sua relação com o momento em que vivemos. Cada estudante, com o seu estilo autoral, representou esse rico universo musical repleto de nuances sonoras e rítmicas que proporcionam ao design gráfico um grande repertório visual.

A curadoria é da designer gráfica, coordenadora e professora Márcia Okida, que também participa do evento com uma arte. “O Santos Jazz Festival traz uma grande visibilidade para o curso e a universidade”, destacou Márcia, que ainda lembrou que o curso de Produção Multimídia da Unisanta celebra seu 15º aniversário de fundação neste ano.

A arte principal do evento foi feita pela aluna Claudia do Nascimento Pereira, que cursa o quarto (e último) período de Produção Multimídia. “Inspirei-me em um cartaz de Pierre Mendell (designer alemão) e também nos traços de Saul Bass (designer americano) para construir uma obra que demonstrasse a liberdade que a música traz”, destacou a aluna, que ainda comentou que a ideia do design do pôster veio de imediato quando o tema lhe foi apresentado, sendo que a obra foi desenvolvida em pouco tempo.

Outro pôster que chama a atenção na exposição é o de Beatriz Martins, aluna do segundo semestre de Produção Multimídia, que retratou o famoso músico argentino de tango e jazz Astor Piazzolla, o homenageado desta edição do Santos Jazz Festival.

Beatriz se descreveu “feliz” e “animada” com a oportunidade de participar do evento e “homenagear uma pessoa tão importante, como o Astor Piazzolla”. “Visando à solidariedade e à liberdade que a música proporciona, adicionei cores e elementos que representam o Brasil e o jazz. Levei aproximadamente cinco dias para desenvolver a ideia e finalizar a obra”, ressaltou a aluna da Unisanta.

Outro aluno que participa da exposição é Vinícius Esteves Machado, calouro de Produção Multimídia, que tem três obras de sua autoria expostas no evento. “Meus pôsteres seguem a linha minimalista, estilo que gosto muito, utilizando formas simples e cores chapadas, no intuito de recriar de maneira simples alguns dos instrumentos utilizados no jazz”, destacou o universitário de 22 anos, que ainda comentou que, após certo tempo bolando as obras, o período de produção dos pôsteres durou cerca de dois dias.

Por fim, Vinícius não escondeu sua satisfação em participar do evento: “Ter a possibilidade de expor meu trabalho no Santos Jazz Festival é incrível, pois poder ser visto e apreciado em um evento desse porte é algo muito importante para um artista, fico muito satisfeito por ter essa possibilidade”, concluiu o aluno da Unisanta.

Todas as artes podem ser adquiridas de modo impresso em diversos formatos. Para isso, entre em contato com a profa. Márcia Okida (whats: 13.981118214)

Designers em exposição:

Alunos: Ana Beatriz Carvalho, Aysha Nunes, Beatriz Martins, Cláudia Pereira, Diana Franco, Giuliano Cirino, Isabela Ribeiro, Isabbela Severo, Jessica Godoi, Kamilla Moraes, Maria Eduarda Mendes, Natália Furlan, Rafael Lima, Romeu Alvarez, Santiago Ferreira, Victor Hugo Almeida, Vinicius Estevez, Vitor Soares.

Professora: Márcia Okida.