Projetos da Unisanta foram os únicos selecionados da Baixada Santista para participar do evento que acontece pela primeira vez na América Latina

Três projetos do curso de Produção Multimídia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) integram a seleção de pré-aprovados da Elephant Parade, uma das maiores exposições de arte do mundo. O evento acontece pela primeira vez na América Latina, mais precisamente em Florianópolis. Trata-se de esculturas de bebês elefantes produzidas em resina, em tamanho real, decoradas por artistas que transformam o ambiente urbano em uma galeria a céu aberto.

Apenas treze projetos do Estado de São Paulo foram aprovados para participar da exposição. Os trabalhos da Unisanta foram os únicos selecionados na Baixada Santista.

Trabalhos da Unisanta – A coordenadora do Curso, Profª. Márcia Okida e os alunos do 2º ano, Renato Pêgas e Gabriel Erick Mota da Silva são os representantes da Unisanta no evento.

De acordo com a docente, a participação dos alunos foi proposta em atividade da disciplina de Laboratório de Produção Multimídia – Design Gráfico, como parte da avaliação do 2º bimestre. No total foram desenvolvidos e submetidos 15 projetos.

“Além de exercitar o olhar de criação visual, arte e design, o objetivo era participar de um projeto com essa relação de responsabilidade social e ambiental. O curso de Multimídia tem esse foco bem marcado em seu projeto pedagógico, desde sua criação”, afirma Márcia.

Renato Pêgas confeccionou o projeto Rhythm, com características tecnológicas e musicais. “Meu elefante foi criado tendo como base o tema da música digital e eletrônica. Foram utilizadas formas que lembram frequências e ondas musicais, alternando entre cores quentes e frias do espectro de luz, usando o conceito da sinestesia. As ondas sonoras convergem até a cabeça, próximas ao botão de play, pois é dela que saem as ideias e as composições. Foram usados o preto e o  roxo como cores de grande parte do elefante para representar as noites de festas, shows e baladas”, explica o estudante.

Com diversas bolinhas coloridas, o elefante de Gabriel Mota, o Grafante, valoriza a arte urbana, cada vez mais reconhecida, mas que ainda sofre preconceito. A imagem de um rapaz grafitando o animal também faz parte da arte. “Pretendo transmitir que toda arte, independente de como ela foi feita, pode ser considerada”, disse o aluno, que trabalha com grafite e pretende fazer seu trabalho final de curso sobre arte urbana.

“1000 anos de felicidade” é o nome do trabalho da Profa. Márcia Okida.  O projeto mostra a sequência para se fazer um tsuru de origami passo a passo. Na parte de cima do elefante está a imagem do pássaro real que representa o tsuru: um Grou, símbolos de sorte na cultura oriental. “Dobrar 1000 tsurus significa poder fazer qualquer pedido que ele se realiza e ver um Grou significa sorte e vida longa”, lembra Márcia.

“O meu elefante buscou o lado lúdico. Tanto adultos como crianças gostam de fazer origamis, e mesmo quando não acertam, a possibilidade de transformar um pedaço de papel e um animal encanta a todos”, acrescenta.

Patrocínio – Para que os projetos aprovados saiam do papel, os elefantes precisam ser “adotados” por patrocinadores que possibilitarão a realização da pintura nas esculturas. Eles serão pintados de 12/9 a 9/11, no Shopping Itaguaçu, em Santa Catarina. A exposição será realizada nas ruas da Grande Florianópolis, de 14/12 a 18/2. Ao final do evento, as obras serão leiloadas e parte da quantia arrecadada será destinada à filantropia local e a projetos de preservação dos elefantes. Os interessados em patrocinar os projetos podem obter informações pelo telefone (48) 3225.5908, e-mail patrocinios@elephantparade.com.br ou pelo site oficial do evento: http://elephantparade.com.br/

Histórico – A Elephant Parade foi inspirada numa bebê elefante da Tailândia – Mosha – que perdeu uma das patas ao pisar numa mina terrestre, na época,  com apenas seis meses de idade. A exposição foi a forma encontrada para buscar recursos para cuidar de Mosha e também ajudar todos os outros elefantes asiáticos que sofrem com as minas e com os maus tratos.

Números da Elephant Parade

– 10 países já receberam a Elephant Parade: Holanda, Bélgica, Alemanha, Luxemburgo, Dinamarca, Estados Unidos, Hong Kong e Singapura.

– 1250 esculturas já foram customizadas para as exposições.

– 155 mil libras esterlinas (cerca de 675.500,00 reais) foi o valor máximo já pago por uma escultura num leilão do evento.

– 1,5 metro e 70kg são as dimensões aproximadas de uma escultura de elefante