Os alunos do 3º ano de Publicidade e Propaganda apresentaram nessa segunda-feira (23/5), para um anfiteatro lotado, as duas primeiras peças de teatro para a disciplina Redação Publicitária, ministrada pelas professoras Renata Alcalde e Giovanna Capomaccio. Foram elas “O auto da barca furada” e “E o Oscar vai para…”.

A primeira parodiava o clássico “O auto da barca do inferno”, trazendo personagens recentemente em destaque na mídia, como Dercy Gonçalves e a presidente Dilma Rousseff, para serem julgados por um demônio e um anjo cheios de malandragem.

“E o Oscar vai para…” apresentava uma história original com referências a clássicos do cinema nas falas das personagens, em forma de trilha sonora ou dança. A trama era focada nos devaneios de Oscar, um jovem de 20 anos, funcionário de uma locadora, que desejava ter uma vida tão extraordinária quanto um filme de Hollywood. O grupo usou recursos audiovisuais, como narração e vídeos projetados no telão do anfiteatro, e transportou o público para uma sala de cinema, criando, com sutileza e bom humor, um ambiente cinematográfico caricato.

Orientados pelas professoras, os alunos criaram a peça desde o zero: o texto, os personagens, os recursos que seriam usados, a divulgação e todo o enredo. A professora Giovanna Capomaccio falou sobre a proposta do trabalho, que é a de criar uma inovação no conteúdo curricular, trabalhando com a criatividade dos estudantes.

“Os alunos trabalharam elementos publicitários nos textos: técnicas de merchandising e editorial dentro da peça. O trabalho trouxe a integração entre a equipe, aprimorou a habilidade de improviso, que é muito importante na nossa área, e promoveu a superação, pois exigiu muita dedicação da parte da turma, com muitos ensaios e preparação”, comentou Giovanna.

Segundo a professora, o profissional de comunicação precisa conhecer um pouco de cada um dos temas que a envolvem. “O teatro está muito integrado na redação publicitária, na comunicação e, principalmente, na publicidade e propaganda”.

O aluno Jorge Pedreira, protagonista da peça “E o Oscar vai para…”, contou um pouco da experiência de fazer o trabalho. “No início ninguém se importou, mas todos acabaram se envolvendo muito. Trabalhamos mesmo em grupo, nos dedicamos e até perdemos a vergonha para trabalhar com a expressão corporal. Só a sensação de juntar todo esse público já valeu a pena”.

Na próxima segunda-feira, dia 30, haverá mais duas peças da turma. Confira a programação:

30 de maio – das 19h30 às 20h10

Peça:  Em nome do Pai, do Killer e do Espírito Santo

“Jesus Cristo está de volta, mas não para julgar a humanidade. Ele voltou, muito bravo, para se vingar de todos aqueles por quem ele morreu, em vão.”

30 de maio – das 20h10 às 20h50

Peça: Deu a loka na Branca

“Ela provou do fruto proíbido. Sete cavalheiros, diversas posições, e um exame de gravidez positivo. Quem será o pai?”

As apresentações ocorrem no Anfiteatro, localizado na Rua Cesário Motta, 8, Bloco D.