Viajar pela história através da moda. Essa é a proposta da parceria entre o curso de Tecnologia em Gestão dos Negócios de Moda, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), e o Santos F.C., em comemororação aos 93 anos do clube, nesta quinta-feira (14). Os alunos do curso reproduziram os principais uniformes da história do clube. A mostra “Uniformes ao Correr do Tempo”, ficará exposta em caráter permanente aos torcedores no Memorial das Conquistas Milton Teixeira.

O trabalho foi realizado, como parte das disciplinas Modelagem, História da Moda e Design da Moda, por 26 alunos do primeiro ano do curso, no 2º semestre de 2004. Para a diretora do curso, Nídia Fischer, o conhecimento adquirido é fundamental no desenvolvimento da carreira. “Nossos alunos podem aplicar, na prática, as técnicas e conhecimentos aprendidos na sala de aula. Eles têm um retorno do trabalho”.

Levar para o público o que está dentro da universidade é outro fator positivo do evento. “A interação cria uma aproximação entre o público e o aluno. Dessa maneira trabalhamos na divulgação tanto da profissão como dos conhecimentos adquiridos na UNISANTA”, completou.

Segundo a coordenadora do Memorial das Conquistas do Santos F.C., Denise Covas Borges, a exposição não tem data de acabar. “Queremos manter esta mostra para sempre. Estamos estudando o melhor local para colocar este retrospecto no acervo definitivo do memorial”.

Já a professora que coordenou toda a atividade junto com as alunas, Fátima Rejane Alves Barroso, disse que é excelente mostrar que mesmo na criação de vestimentas esportivas, que devem sempre priorizar o desenvolvimento do atleta, é possível desenvolver algo criativo, que faça moda. Ainda segundo ela, esse é um mercado que está se abrindo no país e a participação dos alunos foi importante, porque eles já estão se familiarizando com o mundo esportivo.
A mostra ficará exposta definitivamente no Museu, instalado no Estádio da Vila Belmiro, Rua Princesa Isabel, s/n.