As instalações homenageiam os centenários do escritor Jorge Amado, do dramaturgo Nelson Rodrigues, além do ator Mazzaropi e do time Santos F.C

Desde a última terça-feira (5), o campus da Universidade Santa Cecília (Unisanta) tem sido palco para 12 instalações artísticas, desenvolvidas pelos alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores. A manifestação cultural foi realizada em homenagem aos centenários importantes que são comemorados este ano: centenário do escritor baiano Jorge Amado, do dramaturgo carioca Nelson Rodrigues, do diretor de cinema e ator Amácio Mazzaropi e do Santos Futebol Clube.

Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, sob a orientação do professor e artista plástico Gilson de Melo Barros, visa reabilitar visualmente espaços degradados ou distanciados do seu visual original, revitalizando-os ao olhar cotidiano e renovando seus aspectos com abordagens criativas e por vezes interativas.

“Além do foco aos homenageados, cada grupo orientou sua criação a partir de um olhar detalhado da obra de algum artista de destaque no panorama das artes do século XX”, conta Barros. “Eles retiraram deste procedimento referências subjetivas para a sua expressão. Desta forma, poderemos encontrar pela Universidade abordagens e visões bem-humoradas de nossos homenageados”.

Os trabalhos implantados, em sua maioria, estão sendo instalados pelas escadarias e corredores do Bloco M, indo do piso térreo ao quinto andar, fazendo destes itinerários  uma espécie de galeria aberta e de cunho permanente.