Alunos do 4º da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da Unisanta, reunidos em grupos de trabalho, criam obras de instalação para homenagear a artista mexicana Frida Kahlo, considerada a maior pintora daquele país, que neste ano estaria comemorando cem anos de nascimento (1907- 1954).

Diversas técnicas foram utilizadas para a realização dos projetos, criados a partir da impressão entre a obra de Frida e o olhar de um artista contemporâneo.

Os trabalhos serão implantados até o dia 12 de junho em vários locais do campus da Unisanta, com o objetivo de tornar pública a experiência verificada e registrar a homenagem desenvolvida a partir das aulas de expressão e comunicação gráfica, minstradas pelo professor Gilson de Melo Barros.

De Louise Borjoise, a obra Aranha (MAC – Ibirapuera), estilizada em mosaico, emoldura uma foto de Frida sobre fundo pintado de magenta.

De Andy Warhol, os múltiplos retratos criados pelo artista ganham releitura através de imagens manipuladas de Frida Kahlo, acrescidas de um emolduramento utilizando-se do steek (tipo de grafite feito em papel para ser colado às paredes).

A sensualidade aparece no trabalho “observado” pelo fotógrafo e pintor Man Ray, onde num fundo de tecido aderido à parede figura uma foto de Frida nua adornada de galões e globos dourados.

O minimalismo de Ives Klein, no seu azul inconfundível e na referência às suas esculturas feitas de esponjas do mar, envolve uma grande foto de Frida vestida e adornada como as mulheres tehuanas (sul do México – formação matriarcal).

O kitch de Jeff Koons é recriado num painel elaborado como um “altar oferecido aos mortos” (tradicional manifestação mexicana), no qual figura a homenageada. Flores de papel e cores vibrantes dão o tom da obra.