As alunas do 3º ano de Jornalismo da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Mariana Borges e Nara Assunção, integraram a equipe de voluntários da organização não-governamental ABrasOFFA (Associação Brasileira dos Organizadores de Festivais de Folclore e Artes Populares) com o objetivo de documentar as manifestações folclóricas de Caruaru. O material coletado estará disponível no site da Rede para pesquisa de estudantes do mundo inteiro. Essa é a primeira vez que a entidade enviou voluntários para realizar pesquisas de campo.

A equipe de voluntários, conhecidos como amarelinhos, e a intercambista polonesa Maria Ochab, que viajou com a equipe para conhecer um pouco mais da cultura nacional, representaram a ONG através do projeto Rede de Jovens Voluntários pela Cultura da Paz (também com a chancela da Unesco) e Paz sem Fronteiras. Os jovens coletaram informações sobre os costumes, danças, artesanato e comidas típicas da região.

O convite para viagem foi feito através do diretor do grupo Asa Branca de Caruaru, que já participou algumas vezes do Festival Internacional de Folclore, o Circuito Brasil Fest IN Folk (que possui a chancela da Unesco), organizado pela ABrasOFFA. O interesse do intercâmbio já vem de anos, porém somente agora foi possível realizar tal parceria.

Os voluntários Edvania Felix, Mariana Borges, Nara Assunção e Rodrigo Anselmo e a intercambista polonesa Maria Ochab ficaram 18 dias em Caruaru. A equipe pesquisou a cultura regional de seis cidades.

Em Caruaru, onde ficaram hospedados, conheceram os pontos históricos, a Festa de São João, Museu de Luiz Gonzaga, Espaço Elba Ramalho, o Museu do Barro, Alto do Moura, Morro do Bom Jesus; Fazenda Nova, onde está situado o maior Teatro Arena do mundo; e Agrestina, conhecida pela fabricação de chocalhos. Os jovens acompanharam de perto a produção dos chocalhos no bairro de Santa Tereza e participaram do concurso de quadrilhas estilizadas como comissão julgadora; estiveram também em Bezerros, conhecida pelo famoso carnaval de rua.

A equipe visitou o Centro de Artesanato de Pernambuco, a oficina de J.Borges que escreve literatura de cordel e faz xilogravuras, a oficina do artesão Lula Vassouras que faz máscaras, Serra Negra, local onde existe um anfiteatro ao ar livre; Brejo da Madre de Deus, que abriga um Cemitério Indígena; além de Recife, capital de Pernambuco.