Rinio Bruttomesso, Diretor do Comitê Científico da Associação para a Colaboração entre Portos e Cidades – RETE, dará uma entrevista coletiva dia 30/11, na Unisanta, às 15 horas.  Nos dias 1 e 2/12, visitará a cidade e ministrará aulas na Universidade

O reconhecimento do impacto das mudanças climáticas, a resiliência das cidades portuárias e o novo mapa de energias sustentáveis estão entre as questões que o professor e arquiteto Rinio Brutomesso, uma das maiores autoridades científicas na área, abordará em sua visita de três dias a Santos.

Seu primeiro compromisso na cidade será no dia  30/11 (segunda), para atender a imprensa  às 15 horas, na Sala de Atos da Reitoria da Universidade Santa Cecília (Unisanta).  Nesse local, ele será recebido pela reitora Sílvia Teixeira Penteado, pela presidente Lúcia Teixeira e pelo Pró-Reitor Administrativo da Universidade, Marcelo Teixeira, além dos  professores dos Mestrados e de Pós-Graduação.  Após a coletiva, o professor Rinio visitará as instalações da Universidade.

No dia 1º/12, ele dará uma palestra sobre Arquitetura e Urbanismo para uma melhor relação entre Cidade e Porto, no Consistório (Bloco M), para alunos do Mestrado de Ecologia e de Pós-Graduação da Unisanta. Às 20 horas, o  arquiteto supervisionará leituras e estudos dirigidos para o aprofundamento do tema, na Sala 81 do Bloco F, para os estudantes inscritos.

A disciplina internacional do Mestrado de Ecologia e aula do curso de extensão aos pós-graduandos serão na quarta-feira, dia 2/12, na Sala 81 do Bloco F, das 8 às 16 horas.

Várias universidades e portos de países de países de língua latina integram a RETE e  a Unisanta é sede de um núcleo avançado da Associação no Brasil, por meio do NEPOMT – Núcleo de Estudos Portuários, Marítimos e Territoriais, além de integrar seu Comitê Científico.

Currículo do dr. Rinio Bruttomesso

Arquiteto e urbanista, o prof.  Rinio Bruttomesso é fundador (2001, vice-presidente e diretor do Comitê Científico da RETE. Também é fundador e diretor das revistas “Aguapolis”, do Centro Città d’Acqua (1992 – 2001), da Portus (da Rete, semestral), e de seu suplemento anual online, Portusplus.

Conferencista internacional, tem participado de vários seminários e congressos, além de ter atuado como professor de cursos de pós-graduação e mestrado em várias universidades do mundo. Publicou numerosos livros, ensaios e artigos sobre o tema da requalificação de frentes marítimas e da relação porto-cidade, entre eles: “Waterfronts. A new frontier for cities on water”, Veneza, 1993; “Complexity on the urban waterfront”, in “Waterfronts in Post-Industrial Cities”, Londres e Nobva York, 2001; “La Ciudad Portuaria del siglo XXI. Nuevos desafíos en la relación Puerto-Ciudad”, RETE, Veneza, 2011.

Ex-docente de Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade IUAV, de Veneza (até 2007); ex-diretor do Centro Internacional “Città d’Acqua” (Cidade d’Água), de Veneza (1989-2013). Publicou numerosos livros, ensaios e artigos sobre o tema da requalificação de frentes marítimas e da relação porto-cidade, entre eles: “Waterfronts. A new frontier for cities on water”, Veneza, 1993; “Complexity on the urban waterfront”, in “Waterfronts in Post-Industrial Cities”, Londres e Nobva York, 2001; “La Ciudad Portuaria del siglo XXI. Nuevos desafíos en la relación Puerto-Ciudad”, RETE, Veneza, 2011.

Foi curador da seção especial dedicada à requalificação urbana de “waterfronts” (frentes marítimas), na Bienal de Arquitetura de Veneza, em 2004. Curador das quatro exposições “Città-Porto” (Cidade-Porto), na Bienal de Arquitetura de Veneza, em 2006 e 2007; curador das exposições “Los nuevos waterfronts urbanos” (os novos frentes marítimos urbanos), na Bienal de Arquitetura de Buenos Aires, em 2005; e “Véneto 40: jóvenes arquitectos italianos a prueba” (Vêneto 40: jovens arquitetos italianos à prova), em 2009; também na Bienal de Arquitetura de Quito, em 2010,   “El Azul de la Ciudad e Cuatro Arquitectos interpretan el protagonismo urbano del Agua” (O Azul da Cidade. Quatro Arquitetos interpretam o protagonismo urbano da Água), em 2011.

E mais: membro do Comitê Internacional de Assessores da Bienal de Arquitetura de Buenos Aires; Diretor Científico da Área Temática “Ciudades de Agua” (Cidade de Água) da Exposição Internacional de Zaragoza, 2008.

Temas da Disciplina Internacional e do Curso de Extensão da Pós-Graduação: 

 • Alterações climáticas; • Globalização; • Resiliência das cidades portuárias, com ênfase em cidades portuárias estuarinas; • Governança de “megacities” portuárias; • Novo mapa de energias (sustentáveis);• Gestão ambiental;• Impactos ambientais na relação porto-cidade.

Inscrições: strictosensu@unisanta.br    posgraduacao@unisanta.br

Serviço

 Dia 30/11– segunda-feira

15 horas – Encontro com a direção da Unisanta, com a imprensa e professores, na Sala de Atos.  Rua Oswaldo Cruz, 277.

18 horas – Visita às instalações da Universidade

Dia 1º/12 –   terça-feira

15 horas – Visita  técnica à Codesp. 

19 horas –  na Unisanta – Palestra sobre o tema: “Arquitetura e Urbanismo por uma melhor relação entre Cidade e Porto”, no Consistório. Atividade conjunta com o Mestrado em Ecologia e a Pós-Graduação da Universidade.

Dia 1º/12 – terça-feira

9 horas – Visita ao Centro Histórico de Santos e área prevista para revitalização considerada no Programa Porto Valongo Santos.

10 horas – Projeto Metrópole, na Associação Comercial de Santos, para conhecer o Projeto, que estuda possíveis efeitos e providências relativas às alterações climáticas na região.

11 horas – Visita à Secretaria de Assuntos Portuários e Marítimos da Prefeitura de Santos, para conhecer aspectos do Programa Porto Valongo Santos, de revitalização de áreas portuárias desativadas; e da relação cidade-porto.

12h30 horas – Reunião-almoço no Rotary Club de Santos-Porto, com apresentação de palestra, no Piso R do Hotel Mendes Plaza.

15 horas – Visita à CODESP e ao Porto de Santos.

19 horas – na Unisanta – Palestra sobre o tema: “Arquitetura e Urbanismo por uma melhor relação entre Cidade e Porto”, no Consistório. Atividade conjunta com o Mestrado em Ecologia e a Pós-Graduação da Unisanta

Dia 2/12  –  quarta-feira 

Disciplina Internacional no Mestrado em Ecologia e Curso de Extensão para  a Diretoria de Pós-Graduação da Unisanta.

Horários:  das 8  às 12  e das  13h30 às 16 horas

Intervalo para almoço, das 12 às 13 horas.