O ator santista Alexandre Borges, o Jacques Leclair, de Tititi, resolveu trocar a passarela da moda pela passarela do samba. Neste sábado (22), às 17h30, ele estará na Livraria Realejo, na Avenida Marechal Deodoro, 2, no Gonzaga, em Santos, para um papo com a Imprensa e os apaixonados pelo samba e carnaval.

Ao lado do pai, o teatrólogo Tanah Corrêa, e da escritora Lúcia Teixeira Furlani, Borges abordará questões em torno da cultura brasileira e da Escola de Samba X-9, que neste ano tem como enredo “Xisnoveano, Macuqueiro, Arteiro, Teatreiro: a X-9 saúda Tanah Corrêa e a Arte e a Cultura Brasileira”, em óbvia homenagem ao diretor e agitador cultural Tanah, um dos baluartes da escola.

O encontro é aberto ao público e terá ainda as participações de integrantes da bateria da X-9, a Magia Xisnoveana e de destaques da Pioneira do Macuco.

A expectativa de José Luiz Tahan, proprietário da Realejo é de que um numeros público prestigie o evento. “Não é sempre que podemos reunir três grandes expoentes da cultura santista”, destaca Tahan.

Neste ano, o enredo da X-9, de autoria do teatrólogo, figurinista, cenógrafo e professor da Faculdade de Artes e Comunicação (FaAC), da UNISANTA, Gilson de Melo Barros, destaca a ação de Tanah Corrêa como homem de estreita ligação com as artes cênicas, além dos principais momento da história da Cultura Nacional, desde o descobrimento, passando pelo Barroco, Semana de Arte Moderna, entre outros, até os nossos tempos.

Tanah Correa, nome de destaque dentro da X-9, foi escolhido como tema para o Enredo deste ano por sua marcante carreira e contribuição ao desenvolvimento das artes cênicas em Santos e no Brasil.

Mais do que dirigir e atuar, Tanah sempre foi um profissional preocupado com o desenvolvimento artístico da Região. Tanto que em 1985 ele assumiu o desafio de administrar a secretaria de Cultura de Santos, onde ajudou na valorização dos artistas locais. Ele também foi fundador do Teatro Plínio Marcos, em São Paulo, membro da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura, Diretor-Presidente da Sociedade Brasileira de Autores e Presidente da Comissão de Restauração Cênica e inauguração do Teatro Coliseu.

Alexandre Borges, que vem se destacando por sua participação na novela Tititi, além das inúmeras performances de alto nível nos mais diferentes cênicos, bem como Lúcia Teixeira Furlani, escritora e profunda conhecedora da obra de Patrícia Galvão, Pagu, também retratada em enredo xisnoveano, reforça o time neste encontro. Lucia preside a UNISANTA que apóia a cultura santista e a X-9. Além de Gilson de Melo Barros, outros professores da instituição integram a equipe responsável pela montagem do Carnaval da X-9.