A tradicional Academia Santista de Letras (ASL) vai mudar de endereço em breve: de um sala da Sociedade Humanitária, no centro de Santos, que necessita de reformas e dificulta o acesso dos acadêmicos em reuniões noturnas, passará a funcionar em um imóvel que será cedido gratuitamente pela Universidade Santa Cecília (Unisanta), em comodato, na Rua Soares de Camargo, 17, no bairro do Boqueirão, em Santos.

A assinatura do contrato será na próxima segunda-feira (16), às 11 horas, na Chancelaria, na Rua Soares de Camargo, 18.

Trata-se de um sobrado de 156 metros quadrados por seis de frente, adquirido pela Unisanta em 28 de dezembro de 2001, e que vinha sendo ocupado para reuniões. O apoio da Unisanta à Academia Santista de Letras data de muitos anos. A Academia já funcionou na Unisanta durante a década de 1970, e não tem imóvel próprio.

A mudança para o bairro do Boqueirão trará mais conforto aos acadêmicos, afirma a sra. Maria Araujo Barros de Sá e Silva, presidente da Academia Santista de Letras. Apesar de todos os esforços pela valorização do centro de Santos, fazer reuniões à noite ainda traz problemas.

A futura sede da Academia Santista de Letras terá condições incomparavelmente melhores: a possibilidade fazer encontros em auditórios da Unisanta, com o serviço de segurança 24 horas oferecido pelo Complexo Educacional, para todas as suas unidades. Sem contar as reuniões rotineiras, no imóvel a ser cedido.

A Academia funcionará no térreo do sobrado da Rua Soares de Camargo, 17, e a parte superior continuará servindo para reuniões da Universidade. Foi possível oferecer o imóvel em comodato sem prejuízo das atividades da Unisanta, devido a ampliações e adaptações feitas anteriormente pelo Instituto Superior de Educação Santa Cecília, que mantém o Complexo Educacional Santa Cecília.

A Academia Santista Feminina de Letras é outra entidade cultural que se reúne mensalmente na Unisanta. Entre outras instituições parceiras beneficiadas recentemente estão o Hospital Guilherme Álvaro, o SEBRAE e o DETRAN.