A tradicional Academia Santista de Letras (ASL) vai mudar de endereço em breve: de uma sala da Sociedade Humanitária, no centro de Santos, que necessita de reformas e dificulta o acesso dos acadêmicos em reuniões noturnas, passará a funcionar em um imóvel que será cedido gratuitamente pela Universidade Santa Cecília (Unisanta), em comodato, na Rua Soares de Camargo, 17, no bairro do Boqueirão, em Santos.

A assinatura do contrato foi realizada nesta segunda-feira (16), na Chancelaria da Universidade, com a presença da alta direção da Unisanta e da Academia Santista de Letras (ASL).

“O local que ocupamos na Sociedade Humanitária foi cedido pelo jornalista e conselheiro, Hamleto Rosato. É um prédio de mais de 100 anos. A sala possui muitas infiltrações e goteiras. Essa nova casa caiu do céu”, disse a presidente da ASL, Maria Araujo Barros de Sá e Silva.

De acordo com a presidente, a nova sede abrigará o acervo da academia, a biblioteca, a galeria de presidentes, além de ser usada para reuniões. Os eventos de arte e cultura, posses acadêmicas, palestras, entre outros, serão realizados na Chancelaria e demais dependências da Universidade.

“Santos cresce tanto na cultura e são tantos eventos que ocorrem ao mesmo tempo e mal podemos acompanhar. É uma explosão de alegria e o aproveitamento da cultura que nunca é perdida”, afirmou Maria Zilda da Cruz, diretora e presidente da Academia Feminina de Ciências, Letras e Artes de Santos.

“A Unisanta é um celeiro da educação e da cultura da cidade. É responsabilidade da academia preservar a cultura. Só temos a agradecer”, disse o presidente do Conselho Deliberativo da ASL, Eustázio Alves Pereira Filho.

A nova sede da ASL funcionará no térreo de um sobrado de 156 metros quadrados por seis de frente, adquirido pela Unisanta em 28 de dezembro de 2001, e que vinha sendo ocupado para reuniões. Foi possível oferecer o imóvel em comodato sem prejuízo das atividades da Unisanta, devido a ampliações e adaptações feitas anteriormente pelo Instituto Superior de Educação Santa Cecília, que mantém o Complexo Educacional Santa Cecília.

O apoio da Universidade à Academia Santista de Letras data de muitos anos. A Academia já funcionou na Unisanta durante a década de 1970, e não tem imóvel próprio.

A Academia Santista Feminina de Letras é outra entidade cultural que se reúne mensalmente na Unisanta. Entre outras instituições parceiras beneficiadas recentemente estão o Hospital Guilherme Álvaro, o SEBRAE e o DETRAN.