No mês abril os alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo (4º ano), Design de Interiores (2º ano) e Produção Multimídia (1º ano) fizeram aproximadamente 30 intervenções artísticas em diversos pontos da Universidade Santa Cecília (Unisanta). Todas inspiradas na obra do artista e designer Athos Bulcão, um dos mestres brasileiros que mais exemplarmente representam a multiplicidade, o criativo em constante movimento e o amor à liberdade.

Os trabalhos foram desenvolvidos sob a orientação do professor Gilson de Melo Barros a partir de uma vasta pesquisa sobre a arte dos azulejos.

“Buscamos fontes genésicas que remontam a Roma antiga, a Grécia Clássica, a arte Mourisca e ao Barroco Brasileiro, fontes de inspiração que, com certeza, se destacam na obra pictórica do arquiteto Oscar Niemeyer, e por consequência na paleta incontinente de Athos Bulcão, com quem este último trabalhou nos revestimentos do complexo da Pampulha, em Belo Horizonte, onde alcança primoroso equilíbrio entre a forma e a cor, tornando evidentes as qualidades do ser belo”, afirma Barros.

Athos Bulcão transita do pequeno formato às grandes superfícies, respeitando as especificidades e tirando proveito das inúmeras possibilidades disponíveis. Assumindo ao longo de sua trajetória características de versatilidade, constrói uma obra que se impõe no panorama nacional e consegue criar um repertório que se traduz em verdadeira lição de arte.

Confira alguns dos trabalhos:

Por: Caio Henrique, Carlos Eduardo, Matheus Tramonte, Rafael Carrelas e Thayná Soares. Alunos de Produção de Multimídia.

Por: Bianca Cerqueira, Elaine Feitosa, Fabio Nunes, Letícia Rossi e Luís Paes. Alunos de Produção de Multimídia.

Por: Vanessa Alves Seregate, Karina Serqueira, Fernanda Chagas, Mariana Maneira, Marina Schumacher. Alunas de Produção de Multimídia.