No espetáculo de abertura da 4ª edição do CINEME-SE – Festival da Experiência do Cinema – a diversidade entre as artes e as cores será a palavra de ordem. Entre a exibições de três curtas, com temas bem distintos, a uma performance que mistura a dança e as artes plásticas e ainda um show musical, que despertará o sentido das cores na música, o espetáculo pretende envolver o público com as diversas formas de expressar a cultura e a arte por meio das cores.
O início do espetáculo será marcado pela inédita e inovadora performance Plástico sem órgãos, apresentada pelas performers Laíz Latenek e Marilia Coelho. Com a trilha de Luciano Salluin, elaborada exclusivamente para a apresentação, as performers desenvolverão a proposta de Artes do Corpo, que é uma fusão de várias linguagens como o circo, a dança e as artes plásticas.
“Faremos a fusão de movimentos do corpo com projeções plásticas no ar. Utilizaremos como elementos plásticos água, tinta e tecido”, explica a também artista plástica, Laíz.
Após a performance o público poderá assistir a três curtas selecionados pela comissão julgadora da Associação Vontade de Ver (V²), organizadora do Festival. O primeiro curta a ser exibido veio de Brasília, “Entre Cores e Navalhas”, de Catarina Accioly. Ele mostra uma relação nada convencional entre o cabeleireiro, Antony, e a cobradora de ônibus, Esperança, e como esse encontro muda a vida desses personagens.
Na seqüência a exibição do curta de São Paulo, “Ladrão de Ar”, de Caue Angeli, faz à reflexão sobre as injustiças e os descasos do sistema judiciário. E finalizando a sessão, o curta da cidade de Belo Horizonte, “Moradores do 304”, de Leonardo Cata Souza, conta a história de um solitário escritor que é atormentado por estranhas criaturas em seu apartamento. Inspirado no poema Elegia 1938, de Carlos Drummond de Andrade.
Encerrando a noite, o espetáculo musical com o quarteto Carobamdé. O quarteto formado por Rossana Gomiero (cello), Débora Gozzoli (flauta), Ulisses Nicolai (violino) e Marcos Canduta (violão), apresentará músicas como A Lenda do Caboclo, de Villa-Lobos, Anitta, de Chiquinha Gonzaga e Corcovado, de Jobim.
Os convites para abertura podem ser retirados gratuitamente na bilheteria do Sesc que fica na Rua Conselheiro Ribas, 136, no Bairro da Aparecida, em Santos.
O festival – Durante os dias 27 de maio e 1º de junho serão exibidos mais de 120 curtas e três longas-metragens com os diferentes olhares do Brasil. As exibições acontecerão no Cineclube Lanterna Mágica, da UNISANTA, Sesc, Clube do Choro, Sesi e Cine Roxy. A linguagem das cores no audiovisual é o tema das intervenções e oficinas.
As novidades do Festival para este ano são: a "Sessão sem Olhar", que exibirá curtas com audiodescrição e sinestesia para deficientes visuais, "Sessão da Meia Noite" sobre o universo erótico e underground do cinema, com bate-papo sobre cores e erotismo, e a "Sessão Buena Vista" com apresentação musical de trilhas sonoras ao vivo acompanhadas por cenas dos filmes de origem. Haverá exibição de curtas entre as músicas tocadas pelo "Trio V²".
A programação completa pode ser conferida no site www.unisanta.br/cineclube ou blog: http://cineme-se.blogspot.com. Mais informações pelo telefone 13 3202-7100, ramais 257 ou 147 e pelo e-mail: ricci@unisanta.br.
O Festival é realizado pelo Cineclube Lanterna Mágica, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Associação Cultural Vontade de Ver (V²), co-realizado pelo Sesc/Santos. Tem como parceiros: Clube do Choro de Santos, Cine Roxy, FaAC/UNISANTA, Sesi, OKIDA Design, RICCIFILMES, TV Educativa – Santa Cecília e Vídeo Paradiso.