Expo Arquitetura, produzida por alunos de Arquitetura, será realizada na Unisanta, dia 28/11

399

A Expo Arquitetura, mostra em que os alunos do 5.° ano do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Santa Cecília expõem seus projetos de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), terá sua abertura solene no dia 28 de novembro, segunda-feira, às 19h, com a presença da alta direção da Unisanta, corpo docente da faculdade da Arquitetura e Urbanismo, corpo discente, familiares e amigos. O evento ficará aberto ao público até o dia 2 de dezembro, sexta-feira, das 9 às 21h, na Rua Oswaldo Cruz, nº 277, Bloco M5.

Os trabalhos são o resultado de dez semestres de curso, pois, mesmo os professores que no momento não estão orientando, tiveram papel importante no aprendizado e amadurecimento do aluno para que ele chegasse à elaboração do TCC. Os projetos têm aplicabilidade em vários segmentos, como o habitacional, industrial, comercial ou de serviços, com direcionamento para a inovação e sustentabilidade. A exposição contará com 41 trabalhos. A iniciativa da Dr.ª Alda Paulina dos Santos, professora que ministra as aulas de metodologia I e II em dois semestres, no curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisanta, tem como objetivo de dar visibilidade ao trabalho do corpo discente e docente e à própria faculdade, além de apresentar à comunidade ceciliana e ao público em geral o vasto campo de aplicabilidade no setor urbano e arquitetônico.

A matéria ocupa o 9.° e 10.° semestres do curso e serve para que os estudantes adquiram conhecimentos para o desenvolvimento da sua pesquisa, utilizando métodos científicos adequados para a elaboração do seu caderno de TCC que envolve a parte descritiva e o projeto de desenvolvido durante as aulas na faculdade.

Ao longo desse período, ainda no 9.° semestre, na matéria de metodologia I, foi realizada a pré-banca, em que o orientador do projeto e um outro docente do curso convidado avaliam e colaboram com sugestões para que os estudantes aprimorarem seus trabalhos e possam dar continuidade na disciplina de metodologia II, que é ministrada no 10.° semestre, na elaboração do caderno final. Na defesa final, o corpo de avaliadores é formado por três pessoas: um professor do curso, o mesmo docente do curso que participou da pré-banca e um profissional que geralmente é um arquiteto urbanista, ou algum professor que possa colaborar com o tema e esteja correlacionado com a Arquitetura, Urbanismo e Restauro.

Embora as disciplinas de metodologia estejam diretamente relacionadas com a elaboração do projeto de pesquisa do TCC, a exposição não está vinculada à defesa. Ou seja, a Expo Arquitetura é um projeto criado nas aulas de metodologia II e terá uma nota independente para a matéria, não sendo o banner um fim em si mesmo, pois ele é o resultado de um acompanhamento do processo metodológico do aluno no desenvolvimento da pesquisa, acompanhado em sala de aula. “Por isso que no banner, além do projeto arquitetônico, urbanístico ou de restauro, terá uma introdução, o método e uma conclusão, elementos importantes no desenvolvimento do TCC”, explica a docente Alda Paulina. As defesas estão sendo organizadas para acontecer no mês de dezembro.

Quais projetos serão apresentados? – Orientados pelo coordenador do curso, professor Ms. Pierre França, dois trabalhos serão apresentados. Matheus Rocha dos Santos Leite irá abordar o tema “Rooftop Culture: aproveitamento de coberturas de edifícios para o uso paisagístico e de lazer”. Já Izadora Ornellas mostrará o trabalho “Implantação do Parque Linear no Bairro São Benedito: uma exploração do potencial urbano nas metrópoles”.

Sob a orientação do professor Ms. Nelson Gonçalves de Lima Junior, serão seis trabalhos. Gabrielle Keiko Ikehara apresentará “Residência Estudantil”. A aluna Beatriz Silveira Zanqueta irá mostrar a “Aplicação da neuroarquitetura em um centro educacional infantil”, já o trabalho de Lavínia Diniz P. Thomaz tem como título “Abrigo para pessoas em situação de rua”. O aluno Caio Monteiro C. V. da Silva irá expor o trabalho “Arena multiuso – Santos Futebol Clube”.  O tópico a ser abordado por Camila Souza Ruiz será “Neuroarquitetura aplicada a um projeto escolar”. Fechando os trabalhos orientados pelo professor Nelson, Paulo Ricardo Duarte Silva irá apresentar um “Espaço para idosos”.

Sob a responsabilidade do professor Ms. Cesar Capasso, temos quatro projetos. Inicialmente, a aluna Sara Cruz apresentará “Conjunto Habitacional Dolores Junqueira”. Fabrício Carnevale abordará a questão “Desenho urbano: renovação urbanística”. “Visão contemporânea do espaço residencial aliado ao conforto ambiental” será o tema do trabalho de Sara Pedregoza. Já na área de esportes, temos o trabalho do aluno César Augusto Vieira da Costa, “Projeto de estádio para Bragança Paulista: infraestrutura sustentável multifuncional”.

Há sete trabalhos sob a orientação da professora Ms. Fernanda Meneghello: “Centro estudantil para jovens e adultos de baixa renda no município de Santos” é o tema do trabalho da estudante Gabriella Palavicini. Já Willian Victor Belizzário irá abordar o tema “Complexo turístico e comercial no bairro da plataforma de pesca, em Mongaguá”. Neander W.A. dos Santos mostrará um projeto sobre “O impacto dos jardins verticais nas grandes cidades”. O tópico “Neuroarquitetura aplicada à experiência projetual no centro de Santos: museu das sensações” será abordado pela estudante Giulia Kikue Ishiy. “Habitação de interesse social sustentável na Vila Pantanal” é o que será explanado pelo aluno Willian Gabriel Santos Leite. Já Rafael Ruano de Castro Tavares vai falar sobre “Requalificação do elevado Aristides Bastos Machado”. Fechando a série de projetos orientados pela professora Fernanda, Victoria Evelly Vidal de Andrade irá abordar o assunto “Polo de inovação: implementação de um parque tecnológico em Praia Grande”.

Com a professora Ms. Maria Valéria Affonso, cinco trabalhos estão sendo orientados. Voltado para os PCDs, Willian Cruz vai apresentar “Acessibilidade para deficientes visuais: extensão piso tátil”. “Centro de tratamento oncológico” será o tema do projeto apresentado pela aluna Gabriela de Almeida Silva. Camila Chaddad vai mostrar um “Projeto de uma escola montessoriana – Ninho de Gente”. Já Jennifer Matias Vilela apresentará o seu “Projeto arquitetônico de edificação multifuncional”. Por fim, o “Projeto arquitetônico hospitalar” é o assunto que a aluna Beatriz da Silveira Oliveira irá expor.

O professor Ms. Fernando Carol orienta o trabalho da aluna Beatriz Araújo Lima, cujo título fala sobre “Memorial a sustentabilidade”.

A professora Ms. Maria Rita Figueiredo orienta quatro trabalhos. A estudante Giulia G. de O. Rodrigues vai apresentar “Projeto de revitalização/ restauro – Hotel Avenida Palace”. “Roof Toop – Edifício Parque Verde”, de autoria do aluno Rafael Coutinho Pistilli; “Bioconstrução na Zona Noroeste de Santos” é o tema de autoria da aluna Isabella Martins e, por fim, Amanda Reis vai apresentar “Revitalização de zona portuária – Concais”.

A professora Ms. Jaqueline Fernandez orienta o trabalho da aluna Ysabelle Oliveira Matias, cujo tema a ser abordado é “Patrimônio histórico – Instituto D. Escolástica Rosa: centro de pesquisa científica em biomedicina”.

Já sob a orientação do professor Ms. Aguinaldo Secco Júnior, temos dois trabalhos: O primeiro, que é do aluno Luiz Felipe C. de Almeida, intitula-se “Projeto de galpão de embarcações”, enquanto o outro, de autoria de Alexandre D.B. Ferreira, “Complexo do descobrimento do Deck do Pescador”.

A professora Ms. Cristina Ribas terá sobre sua batuta três trabalhos. Bianca Espada dos Santos, com o tema “Habitação de interesse social”; Leonardo Vasco da Fonseca, com o “Projeto de centro comunitário”; e Nathalia Rodrigues Costa, apresentando “O espaço lúdico na formação da criança”.

Com a referência ao professor Ms. Manoel dos Santos Neto, a estudante Natália H.de J. Santos irá falar sobre “Economia criativa como atração turística: projeto de uma galeria de lojas compartilhadas no centro de Santos/SP”.

Concluindo a lista de projetos, a professora Ms. Maria Valquíria Barbosa orientará cinco trabalhos: Beatriz Alvez Torres falará sobre “Arquitetura escolar: projeto de uma escola pública em São Vicente/SP com ênfase no método de ensino finlandês”. Um “Centro de acolhimento ao bem-estar animal” é o tema a ser abordado por Lais Paixão.  Já Nathália Amado irá abordar o tópico “Neuroarquitetura e Biofilia no espaço de trabalho”. “Mesquita Nasser Ali Hassan Sayah” será o projeto a ser apresentado pela aluna Yasmin Sayah. Caroline dos Anjos Barbosa apresentará “Residencial e centro de convivência para idosos – Casa Cândido”.