O técnico, que já treina equipes do Colégio Santa Cecília, dará aulas aos interessados na modalidade, no Poliesportivo da Unisanta.
Colaborou Rodrigo Florentino
“O handebol melhora o desempenho cardiorrespiratório e a circulação sanguínea, tonifica a musculatura do corpo inteiro, aprimora a coordenação motora”. A afirmação é do professor e técnico da modalidade no Colégio Santa Cecília e na Prefeitura de Santos, Valmir Casimiro.
Esse esporte está sendo oferecido de novo no Poliesportivo da Universidade Santa Cecília (Unisanta), a partir da faixa de 11 anos de idade. “Durante o jogo, usamos movimentos do dia a dia como andar, correr e saltar, além da mudança de direção. Há também o benefício psicossocial, porque o handebol é um esporte coletivo e, naturalmente, o praticante aprende a importância do trabalho em equipe”, acrescenta Casimiro.
Ele pratica handebol desde os dez anos de idade, e participou de todas as categorias de base e da primeira escola nacional de formação de técnicos de handebol no Brasil. Diplomou-se em Educação Física pela Unisanta em 2008.
Um jogo bem visto
Casimiro conta que a modalidade é bem vista pela população brasileira por um simples motivo: o gol, que é muito parecido com o do futebol. Ele também analisa a situação das seleções masculina e feminina do Brasil:
“O Brasil está bem colocado no handebol feminino entre as dez melhores equipes mundiais. Já no masculino, quem domina são os países europeus, e os brasileiros aparecem em um nível intermediário”, explica.
O técnico conta que, mesmo com o tempo curto de inatividade da “escolinha” no Poliesportivo, ele não parou de atuar como treinador. Continuou trabalhando no Colégio Santa Cecília como professor e responsável por treinamento de handebol dos alunos.
Atletas da Unisanta
“Pelo Colégio Santa Cecília participamos de campeonatos escolares. Fomos 3º nos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP –Lindoia e 4º na Copa TV Tribuna de Handebol Escolar”, informa.
Em relação às atletas do time da Unisanta, ele destaca duas em especial: ”Temos a Fernanda Gadanha, que está no sub 17 e a Luiza Gonçalves, que foi artilheira da última edição da Copa TV Tribuna de Handebol Escolar”.
Leia mais sobre os horários do handebol e demais esportes do Poliesportivo: