m trabalho científico realizado por docentes do mestrado em Ecologia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e pesquisadores da Unifesp, identificou altas concentrações de produtos farmacêuticos, além de cocaína e da benzoilecgonina (substância excretada pela urina humana após metabolização da cocaína pelo fígado), na baía de Santos.
O monitoramento na baía de Santos teve início em 2014. Em 2016, o artigo Occurrence of pharmaceuticals and cocaine in a Brazilian coastal zone – Ocorrência de produtos farmacêuticos e de cocaína em uma zona costeira brasileira foi publicado na revista internacional Science of the Total Environment, volumes 548–549 (2016), páginas 148 a 154. Trata-se de um veículo de prestígio da comunidade científica mundial.
Nesta quinta-feira (23), a notícia repercutiu em diversos veículos de comunicação do país, como na GloboNews, Balanço Geral Litoral, além dos portais G1, UOL, A Tribuna e Correio24horas, Diário do Litoral , entre outros.
A pesquisa foi coordenada pelo ecotoxicologista e professor do curso de mestrado em Ecologia da Unisanta, Camilo Seabra Pereira. Compõem ainda o grupo os pesquisadores Luciane Maranho, Fernando Cortez, Fabio Pusceddu, Aldo Santos, Daniel Ribeiro, Augusto Cesar e Luciana Guimarães.