A Universidade Santa Cecília (Unisanta) foi notícia em A Tribuna, na página A17  do Caderno de Indústria desta sexta-feira (22/9),  pois se tornou a nova sede brasileira do Centro de Pesquisa Conjunta entre Brasil e China para Monitoramento Tridimensional e Controle de Combustão de Biomassa. Os estudos têm apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

As pesquisas visam à geração de energia, especialmente da cana-de-açúcar, em busca de reduzir a poluição no ar. O Centro de Pesquisa Conjunta entre Brasil e China foi criado em 2014, pela Universidade de Ciência e Tecnologia Huazhong (HUST). A sede ficava até então na Unicamp.

O Brasil é o primeiro país em desenvolvimento dos BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China) a ter essa parceria estratégica com os chineses, entre duas renomadas Universidades.

Entre os primeiros que serão instalados na Instituição, estão um forno para queimar a biomassa de cana-de-açúcar e um espectrômetro de gás, para medir a intensidade do comprimento da onda de luz e a temperatura das chamas, com o objetivo de achar a temperatura ideal na queima, para reduzir a poluição do ar.