Alunos de Engenharia de Computação da Universidade Santa Cecília (Unisanta) participaram, na última quinta-feira (24), da segunda etapa de um minicurso gratuito sobre desenvolvimento e gestão de carreiras. Dividido em três encontros, o minicurso tem como objetivo preparar os estudantes para as diversas etapas que envolvem um processo de seleção. A iniciativa é resultado de uma parceria realizada entre a Faculdade de Engenharia de Computação e o Núcleo de Gestão e Desenvolvimento de Carreira (NDC) da Unisanta. O último encontro acontecerá na nesta quinta-feira (31/08) e terá como tema “Dinâmicas de grupo”.

Coordenadora do NDC/Unisanta e uma das docentes responsáveis pelo minicurso, a professora Maria Cristina Pereira Matos explica que o segundo encontro teve como objetivo abordar como se dá o processo seletivo a partir do chamado da empresa para uma entrevista pessoal.

“Esta é uma fase decisiva de qualquer seleção e a empresa pode empregar as técnicas que julgar necessárias para o processo. Nesta segunda aula nos concentraremos nas entrevistas pessoais, uma estratégia de seleção universal, apresentando, entre outros assuntos, diversas dicas essenciais de comportamento capazes de reduzir a insegurança e trazer mais tranquilidade a quem passa por um processo avaliativo”.

O aluno do curso de Engenharia de Computação e participante do minicurso, Matheus da Ressurreição, ressaltou que fez diversas correções em seu próprio currículo com as orientações recebidas já no encontro anterior. “Observei diversos erros que estava cometendo. Estou ansioso para saber quais serão as outras dicas que serão passadas”.
Outro participante dos encontros, Motasem El Malat, destacou a utilidade do curso. “Os docentes são muito atenciosos e bem objetivos. O minicurso permite uma compreensão mais ampla dos tópicos tratados”.

O professor Luís Fernando Pompeo Ferrara, coordenador dos cursos de Engenharia de Computação e Engenharia Eletrônica da Universidade e organizador dos encontros, ressaltou que a parceria com o NDC/Unisanta surgiu por causa das dificuldades encontradas por alunos para conseguir estágio. “Notamos que muitos alunos estavam encontrando dificuldades para ingressar em um programa de estágio simplesmente por não saberem como elaborar corretamente um currículo ou até mesmo participar de entrevistas e dinâmicas de grupo, o que nos conduziu a esta parceria com o NDC/Unisanta para preencher esta lacuna”, destaca.

Professora dos cursos de Engenharia de Computação e Engenharia Eletrônica da Unisanta e idealizadora do projeto, Sabrina de Cássia Martinez sugere que os estudantes às vezes se esquecem de que a participação em um processo seletivo também necessita de preparação. “Tivemos o intuito de despertar o aluno para essa nova etapa, preparando-os para os futuros recrutamentos”.

NDC/Unisanta – Focado no mercado de trabalho, o Núcleo de Gestão e Desenvolvimento de Carreira (NDC) foi criado em maio de 2012 e objetiva colaborar com alunos e formandos da Unisanta na busca por colocações no mercado de trabalho. O Núcleo oferece diversas orientações no intuito de qualificar os estudantes para que melhor se apresentem no mercado de trabalho. Realiza serviços de consultoria e assessoria em Recursos Humanos para empresas de diferentes segmentos. O NDC/Unisanta é coordenado pela professora Maria Cristina Pereira Matos e conta com a participação dos professores Aurélio Moschin e Tânia Cristina Guedes Pinto.

Fonte: Site Engenharia de Computação da Unisanta.