Os trabalhos vencedores têm cunho social. Caneca para portadores de Mal de Parkinson e Caiaque para portadores de necessidades especias
A quarta edição do Programa Neorama – Universitário Inovador, que premia Trabalhos de Conclusão de Curso de nível superior voltados à Inovação Tecnológica, teve como vencedores dois projetos de Engenharia da Universidade Santa Cecília (Unisanta). A premiação ocorreu na tarde desta quinta-feira (10), em solenidade no Teatro Municipal Brás Cubas.
O evento é realizado pela Fundação Parque Tecnológico de Santos (FPTS) com o apoio da Prefeitura Municipal de Santos através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SEDES).
Tem como objetivo estimular e promover a cultura inovadora entre alunos das Instituições de Ensino Superior da Baixada Santista. Também busca identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas políticas de fomento à Inovação existentes na região.
Critérios de avaliação – A banca examinadora, composta de especialistas, indicados pelo grupo técnico de trabalho do evento e pela FPTS, avaliou os seguintes quesitos:
Contextualização da oportunidade de inovação; apresentação clara do problema e indicação dos aspectos ou elementos explorados para a inovação; relevância do trabalho; se a inovação resulta em processo, produto ou serviço para o mercado de empresas; e se o trabalho final demonstra uma conexão forte e realizável da inovação e o mercado de trabalho.
1º lugar – Caneca para portadores de Mal de Parkinson
Estudantes de Engenharia de Produção produziram uma caneca para portadores de Mal de Parkinson. O objeto absorve parte dos tremores das mãos dos portadores da doença, ajudando-os a realizar de maneira mais fácil e mais segura a ação de ingerir líquido.
Feita de policarbonato, a caneca conta com uma massa de inércia na parte inferior e possui a alça presa ao corpo por meio de molas. A massa de inércia tem a função de manter a estabilidade da caneca e o sistema de molas tem a função de absorver o tremor das mãos.
O trabalho foi desenvolvido pelos estudantes Guilherme Junqueira Cardoso; Leonardo Barbosa Delfino; Matheus Valério da Silva; Rodrigo Coelho Henriques e Vitor Sabino Miranda, orientados pelo Prof. Dr. José Carlos Morilla, coordenador do curso.
2º lugar – Sistema de movimentação automática de quilha em um caiaque voltado para o deficiente físico
Paulo Henrique Gomes Vellozo, Rodrigo Diegues Galhego e Walter Lobue dos Santos, alunos do curso de Engenharia Eletrônica, criaram um caiaque adaptado para deficientes físicos.
O equipamento tem um leme acionado por servo motor, sem a necessidade dos pedais convencionais. Inicialmente o projeto foi criado para utilização somente em treinos.
A automação será para o caiaque SurfSki, com sistema alimentado por uma bateria de lithium com uma autonomia de cerca de 900 mA/h.
Apresentado também no Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (Cobric) da Unisanta, o projeto teve orientação da professora mestre Sabrina Martinez e co-orientação do professor mestre Luís Fernando Pompeo Ferrara, coordenador do curso.
Sucesso em edições anteriores – Os projetos desenvolvidos por alunos de Engenharia da Unisanta estiveram nas primeiras colocações em todas as edições anteriores do Neorama.
2015 – 2º lugar – Sistema de Gerenciamento de Consumo de Energia Elétrica (Engenharia Elétrica)
2014 – 1º lugar – BanhArt, colchão especial destinado a dar conforto durante o banho a pacientes acamados (Engenharia Mecânica e de Produção)
2013 – 1º lugar – Sensor de Nível para Deficientes Visuais (Engenharia de Produção)
2º lugar – Dispositivo para Realizar Massagem Cardíaca (Engenharia Mecânica)