Além de professores, graduados em Engenharia e Arquitetura e Urbanismo participaram das pesquisas. A Unisanta mostrou seis dos 140 trabalhos aprovados, do Brasil e exterior.

Pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos Portuários, Marítimos e Territoriais – Nepomt e pelo Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Universidade Santa Cecília (Unisanta) foram apresentadas na IX PIANC COPEDEC 2016 – Ninth Conference on Coastal and Port Engineering in Developing Countries (Nona Conferência Internacional de Engenharia Costeira e Portuária em Países em Desenvolvimento), realizada no final de outubro, no Rio de Janeiro.

Com o tema central “Aperfeiçoando o Transporte Aquaviário e o Desenvolvimento Costeiro – O desafio de alcançar soluções integradas”, a conferência contou, em seu núcleo de organização, com a participação da World Association for Waterborne Transport Infrastructure – PIANC (Associação Mundial para a Infraestrutura de Transportes Aquaviários), e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ, órgão federal regulador deste setor, no Brasil.

O evento teve por objetivo promover um fórum internacional no qual engenheiros costeiros e portuários pudessem trocar conhecimentos e experiências, contribuindo para o desenvolvimento de seus países nesse segmento. Mais de 400 profissionais e pesquisadores de todos os continentes estiveram presentes.

A Universidade Santa Cecília esteve representada através de seis trabalhos, sendo cinco sob a orientação do Núcleo Avançado Rete-Nepomt-Unisanta, ligado à Associación para la Colaboración entre Puertos y Ciudades, como parte da internacionalização do Nepomt. O outro trabalho foi de autoria do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH-Unisanta).

Os assuntos abordados pelo Núcleo Avançado Rete-Nepomt-Unisanta abrangeram as seguintes áreas de pesquisa propostas pela conferência: Planejamento e Gestão Portuária; Navegação Interior; Logística Portuária e de Transporte Aquaviário e Transporte Multimodal; Mudanças Climáticas e Questões Ambientais Portuárias e Costeiras. Já o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas mostrou pesquisa na área de Gestão de Risco Costeiro e da Zona Costeira.

Para o coordenador do Núcleo Avançado Rete-Nepomt-Unisanta, pesquisador do Nepomt, engenheiro Adilson Luiz Gonçalves, apresentar pesquisas em eventos dessa natureza faz parte da proposta de internacionalização da Universidade.

“Também neste ano, participamos do Fórum Modelos de Integración Urbana en Ciudades-Puerto: Sinergias para el Desarrollo Sostenible y Competitivo (Modelos de Integração Urbana em Cidades Portuárias: Sinergias para o Desenvolvimento Sustentável e Competitivo), ocorrido na Colômbia, em maio”.

Mas o principal objetivo do Núcleo, acrescenta Gonçalves, é o desenvolvimento da cultura portuária e marítima, com ênfase na relação porto-cidade na região, que inclui identificação, estudo e propostas para a solução de problemas, bem como pesquisas sobre potencialidades e alternativas para o desenvolvimento sustentável, incentivando pesquisas acadêmicas na graduação e colaborando com outras áreas da Universidade.

Conheça os temas apresentados pelo Núcleo Avançado Rete-Nepomt-Unisanta / Núcleo de Estudos Portuários, Marítimos e Territoriais – Nepomt:

A CIDADE E O PORTO DE SANTOS: PROPOSTA PARA SOLUÇÃO DO PRINCIPAL CONFLITO DE RELACIONAMENTO

http://www.gapcongressos.com.br/trabalhos/z0167/2015116196_full.pdf

O artigo, inscrito na área Planejamento e Gestão Portuária, trata da questão da operação de granéis sólidos na área portuária conhecida como “Corredor de Exportação”, localizada na Ponta da Praia, em Santos, próxima a zonas residenciais densamente habitadas.

Segundo o trabalho, as condições operacionais atuais têm gerado constantes reclamações de munícipes em função da emissão de material particulado na atmosfera, durante a operação de navios; resíduos de produtos em vias públicas; odores desagradáveis decorrentes da putrefação desses resíduos; e atração e proliferação de vetores de doenças (pombos e ratos).

O estudo também aponta outro problema: o terminal de cruzeiros, localizado entre terminais de granéis sólidos, e que tem suas operações prejudicadas em períodos de temporada; com acessibilidade e logística deficientes, e sem atrativos turísticos, além do espaço ocioso, na maior parte do ano.

Partindo do Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo de Tainá Tavares Secco, a proposta prevê a gradativa e futura transferência das operações de granéis vegetais do “Corredor de Exportação” para a área continental de Santos, em áreas já destinadas a atividades portuárias e retroportuárias, pela legislação municipal de uso e ocupação de solo.

Também sugere a relocação do terminal de cruzeiros para a Ponta da Praia; e a dedicação de sua área atual para atividades de carga e descarga de menor impacto urbano-ambiental. Tainá foi orientada pelo professor Aguinaldo Secco Júnior e coorientada pelo Núcleo Avançado RETE-NEPOMT-UNISANTA, através do professor Adilson Luiz Gonçalves.

O POTENCIAL PARA TRANSPORTE HIDROVIÁRIO DE CARGAS NA ÁREA METROPOLITANA DE SANTOS

http://www.gapcongressos.com.br/trabalhos/z0167/20151028135_full.pdf

Na área Navegação Interior, foi apresentado o trabalho de autoria de Eduardo Andrade Chaves; Glayce Batista Gomes Leite e Júlio César Reis de Jesus, também sob orientação do professor Adilson Luiz Gonçalves.

Produzido a partir de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de alunos de Engenharia Civil, o artigo avalia estudos realizados sobre o potencial de implantação de hidrovias na Região Metropolitana da Baixada Santista.

De acordo com os autores, a ampliação e diversificação desse modal de transporte na região, hoje insipiente, associado a outros modais, permitirá a expansão das atividades portuárias e retroportuárias para outras áreas disponíveis nas legislações de uso e ocupação de solo da Baixada Santista.

A implantação de hidrovias, comentam, poderia favorecer a atração de atividades econômicas para a Baixada Santista; reduzir custos logísticos e impactos negativos na malha rodoviária e urbana dos municípios; e reduzir ainda a emissão de poluentes na atmosfera, utilizando de forma sustentável os cursos d’água existentes.

O POTENCIAL PARA TRANSPORTE PÚBLICO HIDROVIÁRIO NA ÁREA METROPOLITANA DE SANTOS

http://www.gapcongressos.com.br/trabalhos/z0167/20151028134_full.pdf

Ainda na área de Navegação Interior, a Unisanta mostrou artigo de Aline Reis de Torres e Patrícia de Castro Chinem, com orientação do professor Gonçalves.

Extraído do TCC de alunas de Engenharia Civil, o artigo avalia estudos realizados sobre o potencial de ampliação do transporte hidroviário de passageiros na Região Metropolitana da Baixada Santista.

Hoje restrito apenas a travessias entre as cidades de Santos e Guarujá, esse modal de transporte, ao ser ampliado, permitiria a melhoria da mobilidade urbana, interligando municípios atualmente não atendidos, como Cubatão e Bertioga, além de criar novas linhas, que iriam contribuir para maior conforto, regularidade e confiabilidade do sistema de transportes públicos.

O TRANSPORTE FERROVIÁRIO E O PORTO DE SANTOS: PERSPECTIVAS DE EXPANSÃO

http://www.gapcongressos.com.br/trabalhos/z0167/2015114185_full.pdf

Na área Logística Portuária e de Transporte Aquaviário e Transporte Multimodal, foi apresentado o artigo de Marcelli Nogueira Linder e Lydia Aparecida Cabral Guarmani. Também com orientação do professor Gonçalves.

Esse foi mais um artigo produzido a partir de TCC de alunas de Engenharia Civil da Unisanta. Avalia estudos realizados sobre o potencial de expansão do transporte ferroviário de cargas na cadeia logística do Porto de Santos.

O trabalho revela que o modal em questão atualmente responde por aproximadamente 25% da movimentação de cargas, sendo que o Plano Nacional de Logística Portuária – PNLT prevê que esse percentual, no país, atinja 35% da matriz nacional de transportes, até 2025.

Para atingir e até superar essa meta, as então formandas apontam problemas que precisam ser equacionados, pois o crescimento previsto para o Porto de Santos implicará em aumento do tráfego rodoviário mesmo com a maior oferta do ferroviário. Esses problemas incluem: conflitos rodoferroviários dentro e fora do Porto Organizado de Santos; demanda por novas linhas; restrições ambientais e culturais à definição de traçados econômicos, entre outros.

O CONCEITO “GREEN PORT” (PORTO VERDE) E O PORTO DE SANTOS

http://www.gapcongressos.com.br/trabalhos/z0167/20151123217_full.pdf

As autoras Tuani de Godoy Ferreira e Bianca Lima Pereira tiveram seu TCC de Engenharia Civil, orientado por Gonçalves, inscrito como artigo na área Mudanças Climáticas e Questões Ambientais Portuárias e Costeiras, da conferência.

O estudo avalia o Porto de Santos em relação aos conceitos de “Portos Verdes” que vêm sendo adotados em vários portos considerados referência mundial, a exemplo de Long Beach (EUA), Rotterdam (Holanda) e Singapura.

Tais conceitos têm como objetivo melhorar o desempenho ambiental dos portos, com iniciativas como a redução da poluição gerada por embarcações, em trânsito ou atracadas; utilização de energias alternativas, gestão de resíduos, abastecimento de energia elétrica a embarcações por terra; utilização de veículos e equipamentos de pátio movidos a energia elétrica ou híbridos, entre outras.

A pesquisa também aborda comparativamente aspectos de sistemas de indicadores de desempenho, como o Índice de Desempenho Ambiental, estabelecido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ, para avaliar portos públicos brasileiros, e a Certificação AQUA-Portos, adaptada de modelo francês para aplicação em instalações portuárias.

Esse trabalho também foi apresentado na SBE16 Brazil & Portugal Sustainable Urban Communities towards a Nearly Zero Impact Built Environment (Conferência sobre Comunidades Urbanas Sustentáveis para Obtenção de um Impacto Ambiental quase Nulo). Trata-se de um outro evento também internacional, realizado em setembro deste ano, em Vitória (ES), com organização da Universidade Federal do Espírito Santo e Universidade do Minho, de Portugal.

Todos esses cinco trabalhos foram apresentados na conferência por Gonçalves, que leciona nos cursos de Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo da Unisanta.

Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH – Unisanta)

INTEGRAÇÃO DE PREVISÃO METEOCEANOGRÁFICA DE ALTA RESOLUÇÃO E SISTEMAS DE OBSERVAÇÃO NO PORTO DE SANTOS

http://www.gapcongressos.com.br/trabalhos/z0167/20151130341_full.pdf

Com autoria de Renan Braga Ribeiro, José Chambel, Paulo Chambel, Helder Puia e Alexandra Sampaio, o artigo abordou a área Gestão de Risco Costeiro e da Zona Costeira.

O trabalho, desenvolvido pelo NPH – Unisanta em parceria com a Praticagem de Santos, e as consultorias MercoShipping e HIDROMOD, apresenta a implantação do sistema AquaSafe para apoio à navegação na região de Santos, integrado a vários sistemas de observação ao longo do canal do porto santista, entre eles o da Praticagem de Santos, que incluem estações meteorológicas, marégrafos, medidores de correntes e ondas.

Atualmente, além da integração das informações desses dados em tempo real, o sistema fornece previsões desses parâmetros para os próximos dias, com base nos modelos de alta resolução (detalhados para a região do Estuário de Santos), possibilitando o suporte para as operações de manobra dos navios no Porto de Santos.