Marcelo Teixeira, pró-reitor administrativo da Unisanta, foi convidado para ser o patrono do Instituto Ana Marcela e ir unir forças com a equipe da atleta para aprovar um projeto de Lei, que oficializará o dia 23 de agosto, Dia Nacional da Maratona Aquática

Com o objetivo de disseminar a sua expertise em Maratonas Aquáticas, a atleta olímpica da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Ana Marcela Cunha, lançou nesta quarta-feira, 8/6, o projeto do Instituto Ana Marcela, no Consistório da Unisanta, ao lado de seus pais, George Cunha e Ana Patrícia Cunha, e seus parceiros.

Após muitas conversas com o seus pais, a atleta identificou a necessidade de desenvolver um método que será aplicado por meio de convênios com prefeituras, clubes e associações, para atender crianças e adolescentes em idade escolar, que tenham o desejo de encarar o desafio de aprender a nadar.

Como forma de comemorar o Dia Mundial dos Oceanos, o lançamento foi a primeira de muitas etapas para realizar o sonho da atleta de ensinar suas técnicas e compartilhar suas experiências. A metodologia Ana Marcela de Maratona Aquática será projetada para ir além da formação da atividade de natação.

“Tenho muita preocupação com as pessoas que se afogam por não saberem nadar e também acredito que confiança demais pode gerar acidentes evitáveis. O método prevê ensinar a respeitar o mar e o meio ambiente, além de aliar a educação ao esporte na formação do cidadão”, explica a maratonista olímpica de água abertas.

As primeiras ações do Instituto já estão previstas para o segundo semestre deste ano. “Vamos organizar dois eventos que prepararão os circuitos que estamos organizando para 2017. Realizaremos uma prova em mar aberto e um Festival de Maratona Aquática Urbana, que tem como objetivo utilizar as técnicas aplicadas no mar em uma piscina sem raias”, conta George.

Ana Patrícia, mãe da atleta, acredita que com as parcerias firmadas, já no início do ano que vem será possível aplicar o método nas escolas e algumas instituições. “A ideia do Instituto é promover saúde e bem-estar, por meio de práticas esportivas e atividades físicas, naturalmente a maratona aquática, mas também poderão ser outras modalidades ao longo do desenvolvimento do projeto”, diz.

IMG_8820Na cerimônia de apresentação, repleta de grandes momentos de muita emoção, o pró-reitor administrativo da Unisanta, Marcelo Teixeira, foi homenageado e convidado a ser o patrono do Instituto. “Receber esse convite me emocionou. Já é uma honra poder acompanhar de perto toda a carreira desta atleta tão brilhante e profissional. Agora, de mãos dadas, também poderemos ampliar o acesso ao esporte e dividir esse sonho. Me arrisco em afirmar que hoje é um divisor de águas para o esporte brasileiro”, fala Teixeira.

Ainda sobre essa parceria com a Unisanta, Teixeira afirma que a data escolhida para o Dia Nacional da Maratona Aquática, 23 de agosto, será uma grande homenagem. “É muito importante ver uma jovem atleta honrar e homenagear um dos maiores nomes da maratona, que foi a Renata Agondi. Essa data escolhida pela Ana, que marca o dia em que perdemos a Renata para o esporte que ela tanto amava, é com certeza a melhor forma de nunca esquecermos do seu esforço e, principalmente, da importância da prática esportiva com segurança”, finalizou o pró-reitor.

Sobre a atleta – Medalha de bronze nos 10km na etapa de Abu Dhabi da Copa do Mundo da Fina – 2016. Eleita atleta do ano de 2015 pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e melhor maratonista aquática do mundo, também em 2015, pela FINA, Ana Marcela conquistou, entre os principais títulos: ouro nos 25km, prata no revezamento misto e bronze nos 10km do Mundial de Esportes Aquáticos de Kazan; medalha de prata no evento teste – Olimpíadas Rio 2016.