Saúde Coletiva

A Pós-Graduação na área de Saúde Coletiva tem especializações nas Redes Cegonha, Saúde Mental e Atenção Psicossocial, Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas, Atenção às Pessoas com Deficiências, Urgência e Emergência e Estratégia de Saúde da Família.

Capacitar e aprimorar profissionais para identificar e atender as necessidades de saúde da população estão entre os objetivos dos cursos de Especialização em Saúde Coletiva promovidos pela Universidade Santa Cecília (Unisanta) e que estão com inscrições abertas.

O curso de Saúde Coletiva integrará conhecimentos e experiências com pesquisas e desenvolvimento de projetos baseados em evidências científicas, além de fundamentar sua prática profissional, intervindo efetivamente nos desafios cotidianos da Saúde Pública. Entre as disciplinas a serem ministradas estão: Políticas públicas de saúde: SUS e saúde suplementar; Epidemiologia; Bioestatística; Vigilâncias Sanitária e Ambiental; Atenção Primária e Estratégia Saúde da Família.

As aulas terão início em março e estarão a cargo de doutores, mestres e especialistas, com grande experiência na área, como médicos pediatras, obstetras, clínicos gerais, intensivistas, epidemiologistas; enfermeiras; psicólogas, assistentes sociais, psicanalistas, psicopedagogas, pedagogas, nutricionista e fisioterapeuta.

“Após o aluno tomar conhecimento ou aprimorar-se nos fundamentos para o bom desenvolvimento das ações de saúde pública e privada, contextualizadas com nossa realidade regional, ele poderá escolher formar-se como Especialista em Saúde Coletiva com ênfase em uma das seguintes Redes: Cegonha, Saúde Mental e Atenção Psicossocial, Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas, Atenção às Pessoas com Deficiências, Urgência e Emergência e Estratégia de Saúde da Família”, explica uma das coordenadoras do curso, Profª. Me. Roseine Fortes Patella.

Público-Alvo – Podem participar do curso, profissionais das mais diversas áreas de saúde (médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e farmacêuticos), educação (pesquisadores e professores) e gestores de serviços públicos e privados. “Além do profissional ampliar seu currículo e obter ascensão quando inserido em um plano de carreira, desenvolverá habilidade de trabalho em rede, já que durante o curso será estimulada a construção, implementação e avaliação de projetos coletivos de intervenção”, acrescenta a coordenadora.

O curso terá início no dia 7 de março, com aulas às segundas e quartas-feiras, das 19h às 23h. A Profª Me Suzi Helena Ramos de Souza também coordena o curso.

Inscrições e Descontos – As inscrições estão abertas para esse e outros cursos de Especialização com 15% de desconto na 1ª parcela para matrículas até 30/1. A Unisanta oferece descontos especiais para grupo de amigos, empresas conveniadas, alunos e ex-alunos da Universidade. Outras informações, também sobre cursos de mestrado e extensão, podem ser obtidas pelo site www.unisanta.br/posgraduacao, pelo telefone (13) 3202-7114 ou na Diretoria de Pós-Graduação da Unisanta, Rua Cesário Mota, 8 – Bloco F, sala 113, 1º andar.