Os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unisanta formaram, em apenas quatro anos, mais de 70 mestres, com um fluxo crescente de alunos. O tema será exposto pelo Coordenador dos Cursos, Dr. Marcos Tadeu, às 19h30 de quinta-feira, no Consistório do Bloco M, aberto ao público.
Ser mestre em algum tema de interesse das indústrias, do porto e do meio ambiente da região constitui uma credencial muito importante para a carreira, após a conclusão do curso superior. Sobre os mestrados da Universidade Santa Cecília (Unisanta), que têm atraído estudantes inclusive de outros estados brasileiros, o Coordenador dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade, Dr. Marcos Tavares Pacheco Tadeu, Ph.D, fará palestra no dia 20/8, na próxima quinta-feira (20/8), aberta aos interessados.
Ainda há vagas para o Processo Seletivo do Mestrado em Sustentabilidade de Ecossistemas Costeiros e Marinhos e do Mestrado Profissionalizante em Engenharia Mecânica da Universidade, recomendados pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), reconhecidos pelo MEC e únicos no Litoral paulista. Os selecionados terão a oportunidade de fazer projetos importantes para a ciência, o meio ambiente, a saúde, a tecnologia e diversos setores da economia, preocupados com o desenvolvimento auto-sustentando da Baixada Santista.
Tem sido muito positiva a repercussão das dissertações produzidas nos cursos de stricto sensu da Instituição, nos meios acadêmicos e científicos, na área do meio ambiente ou, no caso da Engenharia, entre empresas e autoridades ligadas ao porto de Santos, o maior da América do Sul, entre as indústrias e demais segmentos produtivos, afirma o Dr. Marcos Tadeu.
Lembra que, no caso da Engenharia Mecânica, é comum a participação, nas bancas, de gerentes e de outros profissionais de indústrias, para avaliar as dissertações, ao lado de doutores na área. Os mestradis já atraíram mais de 250 alunos.
Parcerias com os setores produtivos
Essa parceria dos cientistas com os setores produtivos é comum em países como os Estados Unidos, mas no Brasil está apenas começando. Na Unisanta, esse relacionamento vem sendo estimulado há décadas, e os Programas de Stricto Sensu têm ampliado cada vez mais a interação de recursos e esforços em prol do conhecimento e do interesse da comunidade.
A Unisanta formou, até agora, mais de 70 mestres em apenas quatro anos “número que comprova a produtividade e a qualidade dos Mestrados da Instituição iniciados no segundo semestre de 2011”, avalia o Prof. Dr. Marcos Tadeu Tavares Pacheco.
Petróleo, indústrias químicas, de alimentos e farmacêuticas
Os laboratórios utilizados em muitas das pesquisas do Mestrado em Engenharia Mecânica da Unisanta são credenciados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, junto à Petrobras, em Sistemas de Energia e Automação, em Monitoração, Manejo e Sustentabilidade Ambiental, em Termofluidomecânica e Tubulações Industriais.
O Laboratório de Operações Unitárias recebe pesquisadores de mestrados e doutorados, para experiências em equipamentos que reproduzem, em escada reduzida, processos químicos idênticos aos realizados em instalações industriais de pequeno a grande porte, nas áreas de medicamentos, alimentos, no transporte de minérios e de outros produtos, entre diversas aplicações. Esses módulos têm sido adquiridos por instituições de ensino superior como a USP, Unicamp, Instituto Militar de Engenharia, Unesp, FEI, UFRJ e UFMG.
Florestas, fauna, pesca e porto
O coordenador do Mestrado em Ecologia, Dr. Fábio Giordano, menciona alguns dos laboratórios que permitem estudos interdisciplinares com vistas à preservação dos ecossistemas: o Herbário Científico da Unisanta, reconhecido internacionalmente, reunindo coleção de amostras de plantas de vegetação de restinga e de florestas tropicais da Serra do Mar; o Acervo Zoológico, com uma coleção completa de animais da região, com destaque para peixes oceânicos e de riachos costeiros.
Destacam-se ainda: o Laboratório de Ecologia Humana, referência nacional na área de estudo de comunidades tradicionais ligadas à pesca; o Laboratório de Estudos de Bentos Marinhos, importante referência às pesquisas sobre impactos ambientais, sobretudo nos processo de dragagem do porto. Bentos são organismos que vivem no substrato, fixos (incrustado em pedras e fragmentos de vegetais), ou que possuem capacidade de movimento. São exemplos de organismos bentônicos as algas, esponjas, cracas e os animais que rastejam ou se enterram no sedimento, como crustáceos e moluscos.
Outros laboratórios, em áreas diversas, também são conhecidos pela qualidade, como o de Ecotoxicologia, que mantém convênio com universidades européias, os de Engenharia Mecânica, de Engenharia Química, Engenharia de Petróleo, Elétrica e Eletrônica, entre outros.
Interdisciplinar
Alguns desses laboratórios são novos e outros foram ampliados no Centro de Pesquisa Institucional da Unisanta situado no edifício do Campus, o Bloco F, na Rua Cesário Mota, 8, oitavo andar.
São eles: Laboratório de Pesquisa em: Ecologia Costeira (LPECosteira), Recursos Costeiros (LPRPesca); Ecologia Humana & Fisheries and Food (sede nacional); de Pesquisas Ambientais, de Pesquisas Biológicas (Acervo Zoológico), de Fisiologia do Exercício e Saúde (LAFES), de Pesquisa em Produtos Naturais e em Lógica Paraconsistente Aplicada (LabolPA).
Um dos diferenciais das linhas de pesquisas do Mestrado de Engenharia Mecânica tem sido seu diálogo com as áreas de Meio Ambiente e Sustentabilidade. O Mestrado de Ecologia, por sua vez, tem produzido dissertações importantes não só para a as Ciências Biológicas, como também para as áreas de Saúde, possibilitando a integração entre diversas áreas do conhecimento, explica Prof. Fábio Giordano.
Mestrado em Ecologia: Tem entre seus objetivos a formação de profissionais qualificados na área de Ecologia e Meio Ambiente, aptos para atuar em atividades de docência e pesquisa científica relacionadas aos ambientes marinhos e costeiros, integrando aspectos ecológicos, físicos, químicos, biológicos, toxicológicos e sócioambientais.
Oferece módulos interdisciplinares, que vão desde ferramentas estatísticas aplicadas à Ecologia e avaliação ambiental, ecotoxicologia, ecologia humana, até o desenvolvimento das ciências básicas, como biologia, geologia, química, física e toxicologia, áreas do conhecimento fundamentais para a boa compreensão dos ecossistemas marinhos e costeiros.
Mestrado em Engenharia Mecânica: Busca a formação de profissionais, focados na realidade regional e nos avanços da tecnologia de informação e de automação desempenham papéis fundamentais. O egresso deste Programa deverá ser de um profissional capacitado para desenvolver serviços de consultoria especializada, através do desenvolvimento e gerenciamento de pesquisas aplicadas às necessidades de setores produtivos relacionados às atividades que compõem a área de concentração escolhida.
Apoio ao registro de patentes
A Unisanta mantém seu Núcleo de Inovação Tecnológica (NTI), que apoia seus pesquisadores, visando à elaboração de patentes e registros de softwares relacionados aos trabalhos desenvolvidos em seus laboratórios. Patente é um título de propriedade sobre uma invenção.
Inscrições: A Unisanta oferece descontos especiais para empresas conveniadas e ex-alunos da instituição. Financiamentos em até 36 meses. Informações pelo tel.: (13) 3202.7100 ramal 7259 ou pelo e-mail strictosensu@unisanta.br. Inscrições pelo site www.unisanta.br/mestrado ou Rua Cesário Mota, 8 – 1º andar, bloco F, sala 14 – Boqueirão – Santos/SP.