Será realizado um ensaio aberto com exibição do live cinema Parpadeo, com execução simultânea de imagens, sons e performance. Após a experiência sensorial imersiva, haverá debate com uma sexóloga, um fotógrafo, uma performer e um ator.
O LabCine (Laboratório de Mídias Móveis) do Cineclube Lanterna Mágica da Universidade Santa Cecília (Unisanta) realiza um ensaio aberto, com cine imersão, do live cinema “Parpadeo”, dia 28 de maio, às 19h30, na sala Maurice Legeard, bloco E, 5º andar da Universidade.
O termo live cinema se refere à execução simultânea de imagens, sons e dados por artistas visuais, sonoros ou performáticos, que apresentam suas obras diante da platéia, proporcionando uma experiência audivisual expandida, sensorial e imersiva.
Após a apresentação do Parpadeo, será realizada a conexão cultural sobre o tema “Macho Ideal – O corpo masculino como espaço de significação”, com a participação da sexóloga Márcia Atik, do fotógrafo Fábio Pamplona (via Internet), da performer Erika Karnauchovas e do ator Leôn Moreno. A mediação será do jornalista e cineasta Eduardo Ricci. A entrada é franca.
Parpadeo
O live cinema “Parpadeo” aborda o desenvolvimento do individualismo urbano, com foco no ideal moderno de masculinidade. Um filme ao vivo sobre a relação homoerótica do indivíduo que submergiu no silêncio da cidade. “A narrativa não linear segue como fio condutor da temática escolhida para levar o espectador à imersão, como um “parpadeo”, que significa “piscar” em espanhol”, informa Ricci.
A cine performance tem estreia marcada para agosto, no teatro do Sesc de Santos.
Conexão cultural, presencial e on line
O tema escolhido “Macho Ideal – O corpo masculino como espaço de significação” está relacionado ao processo criativo do live cinema “Parpadeo”. A abordagem será a partir das mudanças estruturais da sociedade e da cultura sobre uma nova compreensão do ideal masculino.
A novidade, deste ano, será a exibição do debate via Internet, e um dos convidados, o fotógrafo Fábio Pamplona, fará sua participação, on line, direto de Niterói. O público poderá participar presencialmente ou on line.
A conexão cultural é uma ação realizada, semestralmente, pelo Sistema Integrado de Bibliotecas da Unisanta. Mais informações pelo blog: www.unisanta.br/cineclube, telefone 13 32027100, ramal: 257 ou e-mail: ricci@unisanta.br.