Os dados são do Google Scholar Citations Profiles, utilizados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) para medir a produtividade dos cientistas
A Universidade Santa Cecília (Unisanta) está em primeiro lugar no World Ranking entre as Universidades na Baixada Santista, com larga margem de diferença em relação às outras, e no 155º lugar no País, segundo os critérios que medem o impacto e a excelência dos trabalhos científicos de seus professores, entre outros quesitos.
O ranking de produtividade leva em conta também o número de citações das pesquisas da Unisanta por cientistas de outras instituições de diversas partes do mundo, assim como o esforço global da Universidade para inserir suas pesquisas em conhecimentos que beneficiem a economia e a comunidade da região.
As outras universidades da Baixada Santista aparecem bem abaixo: a que ocupa a segunda colocação tem 9 (nove) pontos a menos que a Unisanta. A terceira colocada na região, 247 pontos (duzentos e quarenta e sete) a menos que a Unisanta. E a quarta da região tem 282 (duzentos e oitenta e dois) pontos abaixo, em relação à Universidade Santa Cecília.
Os dados constam do Google Scholar Citations Profiles, utilizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fafesp). O Ranking Web ou Webometrics é considerado o maior ranking do ensino superior. É divulgado desde 2004 duas vezes por mês, de “maneira independente, livre e objetiva”. A responsabilidade é do Cybermetrics Lab (Spanish National Research Council, CSIC).
Quesitos analisados
O ranking mundial registra os 3.000 pesquisadores brasileiros com maior índice de produtividade de pesquisas de qualidade. A presença da Universidade analisada (item presence) leva em conta também a página oficial de divulgação científica da universidade no site institucional.
VISIBILIDADE – O quesito Visibility – o Impacto das pesquisas – corresponde a 50% do peso para a classificação da universidade, enquanto os demais itens totalizam os outros 50%.
Conforme o site http://www.webometrics.info/en/node/102, a qualidade dos conteúdos é avaliada através de um “referendo virtual”, contando todos os inlinks externos que o domínio web da Universidade recebe de terceiros, referentes às postagens de seus links. “Esses links estão reconhecendo o prestígio institucional, o desempenho acadêmico, o valor dos serviços e das informações, bem como foram introduzidas nas páginas de acordo com os critérios de milhões de editores web de todo o mundo.
A medição observa não só no link popularidade, mas ainda mais o link diversidade. O valor máximo dos resultados é o indicador de impacto”.
ATIVIDADE– Esse quesito, Activity, corresponde a 50% do peso, levando em conta a presença (Presence), a Openness e a Excelence, com valor de 1/3 cada um.
Presença (1/3). Observa o número total de páginas hospedadas no domínio web principal (incluindo todos os subdomínios e diretórios) da universidade indexados pelo buscador Google.”
Abertura (1/3). O conceito opnness se refere aos esforços da universidade em inserir a publicação de suas pesquisas no panorama acadêmico internacional
Excelência (1/3). A qualidade dos trabalhos nas áreas de ciência e tecnologia publicados em revistas de alto prestígio é mensurada no quesito excellence.
Os trabalhos acadêmicos publicados em revistas internacionais de alto impacto estão desempenhando um papel muito importante no ranking de universidades, conforme o site que faz as medições.
“Para evitar possíveis enganos de se considerar apenas o número total de papers (trabalho acadêmico), o indicador é restrito apenas às publicações consideradas de excelência, ou seja, a produção científica da universidade que faz parte dos 10% trabalhos mais citados em seus respectivos campos científicos.”
Esta é a posição das principais universidades da Baixada Santista no ranking global.
Unisanta 155º
Universidade B – 164º
Universidade C – 402º
Universidade D- 437º