O Projeto Capoeira Escola – capoeira para todos – iniciou, na Universidade Santa Cecília (Unisanta), uma extensão comunitária, que atenderá a princípio crianças, jovens e adultos, com ou sem deficiências e com diferentes individualidades sociais. O projeto teve início na quarta-feira (15/4), e está sendo realizado às quartas e sextas-feiras, às 19h, na quadra ao lado do Ginásio Laerte Gonçalves.
O Capoeira Escola existe desde 1995, com objetivo de melhorar a vivência motora e diminuir a obesidade infantil de crianças de escolar particulares. Em 1997, o objetivo passou a ser também a formação de caráter de crianças e jovens em estado de vulnerabilidade social no Grupo Amigo do Lar Pobre. Em 1998, foi adotada a inclusão social de pessoas com deficiências e sua reorganização neurológica.
O projeto beneficia agora cerca de 1200 pessoas na Baixada Santista, desde os dois anos de idade aos oitenta, com uma metodologia que reúne embasamento científico e o saber popular da Capoeira. Conforme o coordenador do projeto, Prof. Mestre Márcio Rodrigues dos Santos, é adotada “uma didática aprimorada que leva à musicalidade, à contextualização histórica e à educação de movimentos, com ênfase no desenvolvimento das inteligências múltiplas psicomotoras.”