Os alunos da Universidade Santa Cecília (Unisanta) que participaram do Projeto Rondon – Operação Jenipapo 2015,  em São Mateus do Maranhão, município do Maranhão, realizaram diversas atividades para colaborar com o desenvolvimento da cidade, sob orientação de professores.

Entre esses trabalhos, houve  a construção de uma fossa séptica econômica,  com o intuito de ensinar à população que não possui saneamento básico,  uma alternativa para melhorar essa condição.

Os alunos também fizeram recreação com as crianças do município, com muitas brincadeiras, bexigas, corda, pintura no rosto e apresentação de contos.

Um dos trabalhos que mais agradou a população foi o do aluno de Engenharia Civil, Lucas Rosolini, que deu aulas de dança de salão no ginásio da cidade.  Lucas e conseguiu reunir 200 mulheres para participar da oficina.

O representante da Prefeitura de São Mateus do Maranhão, Hermmes Justino, lembrou os benefícios da dança para a saúde da mulher . Ele e a professora de dança do município, Lucélia da Rocha Carvalho, elogiaram o trabalho e a dedicação do aluno de Engenharia.

Entre os trabalhos que chamaram a atenção da população estava a oficina de xadrez, na qual o estudante de Direito da Unisanta, Marcelo Rodrigues, criou com reciclagem o tabuleiro e as peças. Marcelo organizou uma competição para as crianças com medalhas feitas por ele mesmo.

A oficina de corte e pintura de cabelos, da estudante de Ciências Biológicas Regina Coeli, teve um grande público de mulheres interessadas. O objetivo da atividade, segundo a aluna, foi oferecer um recurso a mais para a geração de renda da população.

Os estudantes da Unisanta, orientados por professores, construíram  também para os moradores de São Mateus do Maranhão uma praça interna dentro de uma escola e revitalizaram uma hora comunitária.