O professor de Publicidade e Propaganda e Produção Multimídia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Osvaldo da Costa (o DaCosta), foi vencedor do 31º Troféu Ângelo Agostini, na categoria cartunista.
A votação foi encerrada dia 15 de janeiro, com um total de 7.302 votos recebidos pela internet. Fazem parte da comissão organizadora: Alexandre Silva, Marcos Venceslau e Bira Dantas, todos membros da Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC), idealizadora do evento.
Também foram premiados: Mario Cau (Melhor Desenhista), Felipe Cagno (Melhor Roteirista), YESHUAH, Onde tudo está – por Laudo Ferreira Jr e Omar Viñole (Melhor Lançamento), “Nenhum dia sem um traço”, de Ernani Counsandier (Melhor Lançamento independente), 3ADFZPA – Terceiro anuário de Fanzines, Zines e Publicações alternativas (Melhor Fanzine) e Blue e os gatos, de Paulo Kielwagen (Melhor Web Quadrinho).
Além do Prêmio Jayme Cortez: Confraria do Gibi e Mestres do Quadrinho Nacional: Gustavo Machado, Carlos Edgard Herrero e Murilo Marques Moutinho.
Festa – Pelo terceiro ano consecutivo, o Memorial da América Latina será palco da festa de entrega do Troféu. O evento acontecerá no dia 31 de janeiro, sábado, a partir das 13 horas.
O Troféu foi criado em 1984, pela AQC em homenagem ao desenhista ítalo-brasileiro Ângelo Agostini, que em 30 de janeiro de 1869 publicou na revista Vida Fluminense, As Aventuras de Nhô-Quim, ou Impressões de uma viagem à Corte, considerada a primeira história em quadrinhos brasileira.
O encontro terá uma ampla programação, com lançamentos de revistas, palestras, debates e a abertura da exposição “Brasil-África”, com a participação do cartunista congolês Jérémi Nsingi, que vem ao Brasil especialmente para a festa.
No final da tarde acontecerá a entrega dos troféus aos melhores trabalhos produzidos em 2014 pelos quadrinhistas e cartunistas do Brasil, escolhidos em votação nacional por profissionais da área e aberta ao público em geral. A entrada é franca.
Sobre DaCosta – Em junho de 2014, DaCosta recebeu uma homenagem no XVI PortoCartoon World Festival, em Portugal. Na oportunidade, DaCosta recebeu troféu, uma menção honrosa com um cartoon que retrata os problemas das cidades e uma menção especial, esta última, no Prêmio Especial de Caricatura Nelson Mandela. DaCosta foi o único cartunista brasileiro presente no evento.
O professor também já recebeu homenagens no Catálogo “12º International Festival of Grafhic Humour” (Festival Internacional do Humor Gráfico), no Salão Internacional de Humor de Piracicaba, Festival Internacional de Humor Gráfico das Cataratas do Iguaçu, Festival Internacional de Humor Gráfico e Historieta de la Pasión Riverplatense, na Argentina, no Salão Carioca de Humor, Salão Internacional de Humor de Piracicaba, entre outros.