Professor do curso de Extensão de Escultura e Cerâmica da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e da disciplina de Artes do Ensino Médio do Colégio Santa Cecília, Elver Savietto expõe suas esculturas e colagens no Espaço Cultural do HAC de 15 de janeiro a 12 de fevereiro.

Artista e acadêmico de Artes, premiado e reconhecido na região pelos seus trabalhos, as obras de Elver Savietto não passam despercebidas aos olhos do público. Segundo o artista, a intenção da mostra é levar o observador a relacionar a forma com o conteúdo, ler os trabalhos apresentados, sem que necessariamente saiba que está utilizando os seus sentidos de forma ampla e irrestrita.

As 15 colagens expostas no local são confeccionadas no estilo Pop Art com ícones culturais, quadros famosos que se encontram nos maiores museus do mundo, imagens de documentos históricos e revistas especializadas que retratam a história do País. Nas imagens, o artista também faz referência a Santos. “Indico que moro em uma cidade de praia. Adoro deixar estas indicações nos trabalhos”, conta.

Conforme Savietto, os materiais para a confecção das colagens são feitos com imagens de boa qualidade. “Elaboro através de livros, revistas, catálogos e enciclopédias. As peças originais não são vendidas, somente cópias impressas digitalmente, 12 de cada colagem, assinadas e datadas. Uso uma temática jovem, inclusive no conceito de venda para produzir uma obra de arte a preços que estão ao alcance da maioria dos consumidores”, diz.

Os painéis do artista também já passaram pela exposição “Colagens”, que aconteceu na Unisanta, em agosto de 2012. “A Universidade é uma grande apoiadora do meu trabalho. É lá onde fica o meu ateliê. Além disso, também conto com uma ajuda de custo para eu exercer os meus trabalhos”, afirma.

Conhecido por suas esculturas, Elver Savietto conta que depois do Curso de Escultura, do 10º Festival de Inverno de Ouro Preto (MG), ministrado pela Universidade Federal de Belo Horizonte, em 1976, potencializou os seus estudos. “Passei a tentar compreender o incomensurável campo da Arte, estudando tudo o quanto podia, visitei quase todas as exposições de Arte de 1977 a 1988, tanto na cidade de Santos quanto na capital”, conta. Ele explica que suas visitas ainda são frequentes, mas que hoje é bastante seletivo. “Estudei todos os artistas em que as obras ampliaram os meus sentidos, sem distinção técnica”, pontua.

Em “Observação e Percepção”, o artista apresenta quatro esculturas, com formas que remetem o visitante ao espírito e ao sagrado. “Utilizo pedra sabão, mármore e sucata de ferro. Já para as cerâmicas, utilizo terracota. São peças com nomes sugestivos que impelem a uma determinada leitura da forma, embora sejam quase abstratas”, explica.

Os Jovens e a Visão sobre a Arte

O artista, que também trabalha com jovens há 34 anos, conta que ainda hoje são raros os que gostam de arte ou que visitam museus. “No Brasil não somos educados nas escolas para gostarmos disto. É uma expectativa relativamente recente na educação do Brasil e ainda não deu para formar gerações de pessoas que educarão seus filhos também com a arte”, diz.

“Trabalho na única escola da Baixada Santista que tem aulas de Arte do Ensino Fundamental 1 até o 2º ano do Ensino Médio. Como estudar artes e ser artista não é o objetivo de 99% das famílias do Brasil, também a atenção a ela é bastante restrita. Não posso culpá-los, pois nem todos nascem com o talento e a sorte de Picasso. Muitos dos meus alunos já consideram a disciplina um momento longe da tecnologia, em que eles podem ser autênticos e criar algo que irá surpreendê-los no final”, salienta.

Com o advento da internet, onde o jovem consegue buscar com a facilidade o conteúdo que lhe interessa, Savietto acredita que é fundamental que a família passe para as crianças a consciência de que a arte é um patrimônio mental extremamente necessário. “Se o jovem não for orientado, apresentado às artes, se não valorizam os trabalhos artísticos feitos pelos filhos na escola ou em casa, ter uma ferramenta fabulosa como a internet, por exemplo, não vale de nada”, finaliza.

Exposição “Observação e Percepção”

Autor: Elver Savietto

Entrada: Franca

Horário: Todos os dias, das 07h às 21h

Endereço: Rua Pedro Américo, nº60, Bairro Campo Grande, Santos, SP.

Texto: Populi Assessoria de Comunicação e Produções