Foto: Satiro Sodré – CBDA

Matheus Santana, nadador da Universidade Santa Cecília (Unisanta), conquistou medalha de ouro para o Brasil, nesta quinta-feira (2/10) pela manhã, no revezamento misto 4x100m no XLII Campeonato Sul- Americano de Natação, em Mar de Plata, na Argentina.

Esta foi a primeira final disputada no campeonato e o revezamento foi feito por Matheus e os atletas Leonardo Alcover, Graciele Herrmann e Larissa Oliveira, com 3m33s31.

A competição segue até domingo (5/10) com eliminatória às 10h e finais a partir das 18h.

Matheus, que fechou o revezamento do Brasil com 49s05, ressaltou a importância de iniciar o torneio com esta vitória. “Começar ganhando é muito bom, deixa a gente ainda mais motivado para o resto da Competição. Disputar esse Sul-Americano é muito importante para mim, que estou começando no absoluto. Quero continuar nadando bem para buscar vencer as minhas provas”.

O atleta irá nadar os 50m e os 100m livre, além dos revezamentos.

O revezamento já faz parte dos programas mundiais e torneios continentais, mas foi disputado nesta quinta, pela primeira vez em um Campeonato Sul- Americano Absoluto. Nesta prova, os países escalam dois nadadores de cada sexo, tendo qualquer ordem de saída.

“Nadar o revezamento misto é muito legal, porque é bem estratégico e interessante. Hoje a Argentina usou uma estratégia igual a nossa (um homem, duas mulheres, um homem), mas o nosso grupo foi mais forte e conseguimos vencer. Mesmo entrando com o corpo não muito aquecido, todos conseguimos nadar bem, bater na frente e garantir ouro para o Brasil”, comentou Matheus Santana.

Fonte: CBDA