As expectativas que giravam em torno da partida entre Educação Física Unaerp e Direito Unisanta, marcada para às 20h30 desta quarta-feira (20), foram correspondidas com um belo jogo de futsal. Aguerridas do início ao final, as equipes mostraram ao público muita disposição e eficiência e acabaram realizando um jogo bem truncado, que terminou com vitória do Direito, quem mais soube jogar nos poucos erros que o adversário proporcionava.
Antes mesmo de a partida começar, a torcida do Direito mostrava a todos que seria o “sexto jogador” do time da casa. Com bandeirão e balões sendo estourados, os futuros advogados fizeram uma bonita festa até o final, puxando cânticos e também provocando possíveis adversários que poderão aparecer mais para frente na competição.
Quando o jogo começou, o Direito, empurrado por sua torcida – que estava em maior número –, já começou pressionando o adversário, roubando bola e buscando explorar jogadas pelo lado direito da quadra. A Educação Física, sufocada pela boa marcação da equipe adversária, começava a errar passes bobos em sua retaguarda.
A primeira boa chance do jogo surgiu apenas aos quatro minutos, quando o camisa 13 da equipe ceciliana, Leonardo Plácido, arriscou uma bomba de longe e o goleiro da Educação Física Unaerp, Lincoln (que viria a ser um dos nomes do jogo), fez uma grande defesa.
Cinco minutos passados, e o time da Educação Física começou a ter espaços para articular jogadas, especialmente pelo meio, e, por consequência, começou a crescer e ditar o ritmo do jogo. Aproveitando o recuo excessivo da equipe adversária, os futuros educadores físicos abriram o placar aos oito minutos, após boa tabela efetuada pela esquerda entre os jogadores André e Welton, que a mandou para a rede.
Poucos segundos depois, quase a equipe de Guarujá anotou outro, novamente com Welton, que perdeu grande chance após um ataque mal efetuado pelo Direito. Esta ótima oportunidade perdida começou a ser sentida minutos depois, quando os futuros advogados retomaram o controle da partida e, ainda na primeira etapa, conseguiram liquidar a fatura.
Quatro minutos foram necessários para a equipe comandada por Guilherme Gomes mostrar o porquê de seu time ter sido semifinalista no ano passado. Nestes quatro minutos, três gols foram marcados, sendo o primeiro por André Alba, o segundo por Rafael e o terceiro por Juan. E, mesmo com a virada e com o controle do jogo, até o final da primeira etapa, os advogados queriam mais, mas a Educação Física teve tempo de remontar sua defesa e foi para o intervalo com o placar negativo.
Segundo tempo
Na segunda etapa, claramente a postura dos futuros educadores físicos tinha mudado. Os atletas do time de Sergio voltaram mais serenos, procurando ter o controle da bola e explorar os poucos pontos frágeis do Direito. E foi exatamente na base da pressão que o time da Unaerp conseguiu buscar o gol e deixar tudo aberto, aos três da segunda etapa, com Demetrius. A partir do gol marcado, a equipe guarujaense começou a rodar a área adversária, mas, com uma defesa muito bem postada, o Direito não dava chances para o azar. Quando o final do jogo se aproximava, os ânimos também se afloravam cada vez mais. Vários amarelos começavam a ser distribuídos, para ambas as partes. No finalzinho, mesmo com o Direito perdendo duas chances incríveis com André Alba e também com Ricardo expulso (exatamente por duas faltas duras em cima de Welton), o Direito soube se segurar com frieza e consolidou, assim, a classificação para as quartas de final do Futsal Masculino.
A Educação Física Unaerp se despede da competição com uma boa vitória contra a Arquitetura Unisanta na última fase, cinco gols marcados e três tentos sofridos, enquanto o Direito Unisanta, agora, aguarda o vencedor da partida entre FaAC Unisanta e Engenharia Unisanta, a ser realizada nesta quinta-feira (21) às 20h30, com transmissão da Santa Cecília TV.