“Cerca de 80% das falhas mecânicas que ocorrem em uma planta industrial podem ser analisadas e diagnosticadas sem análises laboratoriais caras ou pela contratação de especialistas externos”, segundo o quarto artigo publicado pelos alunos na revista Siderurgia Brasil.

A Revista Siderurgia Brasil, de circulação nacional, está publicando uma série de artigos de alunos do Curso de Mestrado da Universidade Santa Cecília (Unisanta), escritos com base no que aprenderam na disciplina Análise de Falhas Mecânicas, ministrada pelo prof. Prof. Willy Ank de Morais.

O professor avaliou os trabalhos feitos pelos alunos, desenvolvidos na disciplina, e os encaminhou para apreciação da revista, que os aprovou. Os primeiros trabalhos já foram divulgados e outros sairão na forma de série de artigos, distribuídos ao longo de seis meses de publicação, informa o professor.

Quatro artigos publicados já estão disponíveis na Biblioteca Central da Unisanta e também on-line no site da revista. O professor incentiva os alunos, desde a graduação, a aprofundar seus estudos e análises, a partir das aulas dadas. Os trabalhos de conclusão de suas disciplinas são aperfeiçoados visando uma possível publicação, o que tem ocorrido com as melhores, explica Ank de Morais.

O primeiro artigo, publicado em 15 de Maio, é sobre Fundamentos das falhas, fratura e o papel do aço –Orientação Técnica para detectar o problema e identificar a melhor forma para corrigi-lo. O artigo é assinado pelo professor orientador e pelos alunos de Mestrado Marcus Vinicius de Oliveira Gonçalves, André Varvelho Nunes e Celso Sachetta Filho. Os autores explicam, na Introdução, que a série é uma revisão do processo de análise de falhas em componentes metálicos, particularmente feitos em aço. Cada trabalho explorou um contexto de análise de falhas, revisando informações básicas da metalurgia e das ferramentas de análise de materiais.

Nesse primeiro artigo, foram apresentados e descritos alguns aspectos sobre falhas e fraturas, os fundamentos das fraturas de materiais e o papel do aço nesse cenário.

O segundo artigo – Morfologias básicas das superfícies de fratura – demonstra, com diversas ilustrações, como a fractografia permite analisar e identificar o tipo e a causa da fratura nos componentes ferrosos. Assinam o trabalho, além do prof. Morais, os mestrandos Wagner Diógenes Vieira Lacerda, Fernando Henrique Vilela e Eduardo Sanches Faria.

Morfologias das fraturas por mecanismos degradativos constituem o tema do terceiro artigo. Os autores apresentam os principais mecanismos que causam redução da vida útil dos componentes e das estruturas. Ilustrações mostram o aspecto típico destes tipos de falhas. O trabalho foi escrito pelos mestrandos Celso Sacchetta Filho, Fernando Henrique Vilela e Ronaldo de Souza Barcala, além do Prof. Willy Ank.

No quarto artigo, Márcio de Morais Tavares e Eduardo Sanches Faria, coordenados pelo professor Willy de Morais, explicam que “os primeiros passos para identificar falhas podem não necessitar de equipamentos sofisticados ou especialistas”. Segundo eles, “pode parecer improvável, mas 80% das fraturas podem ser analisadas e diagnosticadas sem análises laboratoriais caras ou pela contratação de especialistas.”

São analisadas quatro categorias de falhas: sobrecarga, fadiga, desgaste e corrosão.

 

Caracterização de Materiais

 

Alunos do Mestrado de Engenharia Mecânica estão finalizando artigos como critério de avaliação na disciplina “Análise e Caracterização de Materiais”, também ministrada pelo professor Willy Ank de Morais. Os trabalhos serão apresentados no III Encontro de Pós- Graduação (III EPG) da UNISANTA (http://sites.unisanta.br/epg/), e depois serão publicados em revistas especializadas do setor.

 

Leila os artigos na sua íntegra em:

Artigo 1 

Artigo 2

Artigo 3

Artigo 4