Em sua terceira edição, o projeto Ação do Coração 2014 ganhou a adesão de mais um apoiador, a Universidade Santa Cecília – Unisanta. A instituição será mais um dos pontos da cidade a abrigar as oficinas voltadas a todas as pessoas da comunidade que quiserem colaborar com a atividade, confeccionando corações de tecido.

Com o tema central Família: Coração da Sociedade, o projeto idealizado pela Associação Eduardo Furkini realizará oficinas na Unisanta nas seguintes datas: 20 e 27 deste mês e 15, 22 e 29 de julho, sempre das 9h às 16h, no pátio do Bloco M5, com entrada pela Rua Oswaldo Cruz, 277.

No dia 20, a Associação faz o lançamento das oficinas na Unisanta, às 9 horas, no auditório do Bloco E da Universidade (Rua Cesário Mota, 8 – 4º andar). Na oportunidade,  será apresentada a campanha e os objetivos a serem alcançados neste ano, que terá como ponto alto o evento na praça Mauá (Centro) em 2 de agosto. Logo em seguida, será aberta a oficina de confecção dos corações de tecido, no pátio do Bloco M5 da Unisanta.

Campanha beneficente – Este ano, a exemplo do que foi realizado em 2013, a proposta é arrecadar alimentos e brinquedos. Na última edição, a Ação do Coração resultou na confecção de 100 mil corações artesanais. Também foram arrecadadas 2.400 peças de roupa e uma tonelada de alimentos, destinados ao FSS (Fundo Social de Solidariedade) de Santos, além de 3.162 litros de água/leite para o Sertão do Alto Pajeú (PE).

Início – A motivação surgiu quando em uma viagem à cidade de Viena, na Áustria, o ator Eduardo Furkini conheceu a experiência de uma ONG que realiza exposição anual de corações. Esses corações são confeccionados em várias cidades da Áustria nos mais variados tamanhos e cores. A única condição é que esse coração ao ser confeccionado seja carregado com o sentimento de uma boa intenção para a pessoa que for pegá-lo e levá-lo para casa. A iniciativa da AEF em realizar essa Ação em nossa cidade, parte do gesto fraterno que comoveu e despertou em Eduardo Furkini o desejo de repetir essa experiência aqui, com o intuito de motivar a reflexão sobre o papel de cada indivíduo na sociedade como agente promotor de boas intenções e gestos fraternos em relação ao próximo. A concretização desse desejo não foi possível devido ao seu falecimento.